Solidariedade - Jornal Fato
Artigos

Solidariedade

A união em prol das vítimas das enchentes em Mimoso do Sul e Rio Grande do Sul


- Foto: Ronaldo Santos

Com as tragédias de Mimoso do Sul, cidade com a população de 25 mil habitantes   e no Rio Grande do Sul, Estado com a população de 11 milhões e 290 mil habitantes, houve uma mobilização em prol de ajudar as pessoas necessitadas.

Tanto em Mimoso do Sul, quanto no Rio Grande do Sul, voluntários, governo estadual, federal, prefeituras, forças militares do Exército, Marinha, Aeronáutica, Bombeiros, policias civis e militares também participaram.

No Rio Grande do Sul, o problema foi maior, porque o Estado foi inundado devido ao grande volume de água, que subiu a níveis nunca visto antes.

Muitas casas ficaram totalmente destruídas, a população teve ser transferida para abrigos, igrejas, galpões, onde havia disponibilidade.

Houve também mutirões para alimentar estas pessoas, além de salvar pessoas e animais que ficaram ilhados em suas casas.

Nestas regiões onde as casas desmoronaram devido as enchentes, não serão mais aproveitadas e reconstruídas em conjuntos habitacionais em locais mais seguros.

Noutros países como no Reino Unido, depois de sofrerem com grandes enchentes com a inundação do rio Tâmisa, construíram grandes barragens para controlar as águas do rio.

Barragens que não foram feitas, ou que desmoronaram, terão de ser refeitas para resolver os problemas do Rio Grande do Sul.

Em setembro do ano passado, houve uma inundação em menor escala, mas parece que nada foi feito.


Fernando Fiuza Psicólogo

Comentários