Covid-19: número de crianças imunizadas é baixo em Cachoeiro - Jornal Fato
Saúde

Covid-19: número de crianças imunizadas é baixo em Cachoeiro

Entre os adultos, mais de 15 mil cachoeirenes estão com o esquema vacinal incompleto.


A vacinação de crianças entre 5 e 11 anos, contra o novo coronavírus, começou em Cachoeiro de Itapemirim no dia 19 de janeiro. Mas, quase 20 dias depois, apenas 1.717 foram vacinadas. O número representa menos de 10% do público-alvo e preocupa no retorno das aulas presenciais na maioria das escolas, nesta semana.


Independentemente do número de alunos vacinados, mais de 20 mil estudantes matriculados na rede municipal voltaram nesta segunda-feira às aulas presenciais.


"Nossas escolas manterão a organização e todos os cuidados sanitários necessários para garantir aos nossos alunos e profissionais ambientes seguros para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, recreativas e de socialização. Todas estão orientadas, também, a realizarem um trabalho de acolhimento dos estudantes, famílias e profissionais, com foco nos aspectos emocionais, tão importantes nesse momento de recomeço", afirma a secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens.


O retorno às salas de aula que deve impulsionar a vacinação. Ao menos, essa é a expectativa do secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, que percebeu o receio dos pais em levar os filhos para vacinar. "Talvez, agora voltando as aulas os pais se interessam em que as crianças tomem a vacina. Também devido ao período de férias, viagens, elas ainda não tomaram a primeira dose", avalia.


O município tem em torno de 19 mil crianças na faixa etária de 5 a 11 anos e de acordo com Wingler, é muito importante que as pessoas entendam que a vacina foi aprovada pela Anvisa, principal órgão de vigilância em saúde do país e que sua eficiência já foi comprovada. Ele reforça que a imunização de crianças já é realizada diversos países, com segurança.


"As crianças podem transmitir o coronavírus para outras pessoas e, também, estão sujeitas a complicações decorrentes da Covid-19. Além disso, há fatores de contágio relevantes para elas, como atividades nas escolas e brincadeiras entre amigos, por isso, a vacinação pediátrica é fundamental e segura, como já foi atestado cientificamente", destacou ainda o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Vacinas
As vacinas utilizadas na imunização infantil são a Pfizer/BioNTech (versão pediátrica) e a CoronaVac - restrita ao público sem quadro de imunossupressão. Entretanto, seguindo as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as crianças de 5 anos só poderão receber o imunizante pediátrico da Pfizer.


Os pais ou responsáveis devem realizar o agendamento no site agendamentosaude.cachoeiro.es.gov.br e escolher o dia e o local desejado. Atualmente, cinco Unidades Básicas de Saúde estão realizando a aplicação do imunizante em crianças: Vila Rica, Jardim Itapemirim, Village da Luz, Aquidaban e Zumbi.

 

VACINAÇÃO DE ADULTOS INCOMPLETA

Em Cachoeiro de Itapemirim, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) já aplicou 350.467 doses contra a Covid-19 e 72% da população está com o esquema vacinal primário completo. Entretanto, 15.673 cachoeirenses estão com a segunda dose atrasada, de acordo com o site Vacina e Confia, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O número alto de pessoas com vacinação incompleta preocupa, uma vez que há doses disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu. Não é necessário fazer agendamento para tomar a segunda dose.

Em relação à dose de reforço, já são 51.886 vacinas aplicadas no município, entre adultos, idosos, profissionais de saúde e pessoas com imunossupressão. O Vacina e Confia não apresenta dados sobre atraso nesse caso, mas, de acordo com a Semus, aproximadamente 17% do público apto a tomar a terceira dose ainda não o fez.

 

SORTEIO DE CELULAR PARA QUEM VACINAR

Em março, a Prefeitura de Cachoeiro realizará o sorteio de três smartphones para quem estiver com a vacinação em dia. Poderão participar: adolescentes de 12 a 17 anos que tomarem a primeira ou segunda dose; adultos de 18 a 59 anos que tomarem a dose de reforço - disponível após quatro meses do recebimento da segunda dose - e pessoas de 60 anos ou mais que tomarem a terceira dose (reforço), disponível, para este público, três meses após a segunda aplicação.

Serão contabilizadas as vacinas aplicadas até o dia 25 de fevereiro. 

 

PANORAMA DA VACINAÇÃO EM CACHOEIRO

Desde o início da campanha de imunização, Cachoeiro de Itapemirim recebeu para a 1ª dose, 170.528 partições. Destas, 154.149 foram aplicadas, correspondendo a 90,40% da população.

Para a 2º dose, Cachoeiro recebeu 165.926 porções, sendo que destas 134.974 doses foram aplicadas, totalizando 81,35% da população.

Já para a 3ª dose, 54.375 porções foram recebidas e 51.634 doses foram aplicadas, o que significa 94,96% dos cidadãos imunizados.

Em relação à dose única da vacina Janssen, foram recebidas e aplicadas 6.845, totalizando 100% de cobertura vacinal.

De acordo ainda, com dados atualizados de Cachoeiro de Itapemirim, 397.674 doses foram recebidas, sendo imunizados 347.602 moradores de Cachoeiro, totalizando 87,41% das doses aplicadas.

 

Comentários