Alerta: Perigo de chuvas intensas nesta segunda (07) e terça (08) no ES - Jornal Fato
Meio Ambiente

Alerta: Perigo de chuvas intensas nesta segunda (07) e terça (08) no ES

Dois avisos de chuvas intensas no ES foram emitidos, um em nível de perigo potencial (amarelo) e outro de perigo (laranja).


- Foto: Victor Miyata - Pexels.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu na manhã desta segunda-feira (07), dois avisos de chuvas intensas no Espírito Santo, um em nível de perigo potencial (amarelo) e outro em nível de perigo (laranja).

Perigo para chuvas intensas

Dois avisos de perigo para chuvas intensas abrangem municípios da região sul e central do Espírito Santo. Um, iniciado às 10h10 de hoje, é válido até as 06 horas de terça-feira (08). O outro, tem validade de 10h28 às 9h dos mesmos dias. A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

 

Instruções:

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Perigo potencial para chuvas intensas

O aviso de perigo potencial para chuvas intensas abrange municípios das regiões sul, central, litoral norte e noroeste do Espírito Santo. Iniciado às 10h32 de hoje, o alerta é válido até as 9 horas de terça-feira (08).

Segundo o INMET, por meio do Alert-AS Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos (40-60 km/h).

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Instruções:

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Comentários