Deic recupera celulares e verifica redução de roubos em Cachoeiro - Jornal Fato
Polícia

Deic recupera celulares e verifica redução de roubos em Cachoeiro

Em todas as fases da operação os telefones normalmente são encontrados nas mãos de terceiros, compradores. A receptação é passível de pena que pode chegar a oito anos de prisão


A Polícia Civil apreendeu 12 aparelhos de telefone celular na primeira quinzena deste mês de julho. O número ainda é alto, mas já representa redução de 40% neste tipo de ocorrência. É o resultado da "Operação Xavier", que chegou à quarta fase e tem se dedicado a desvendar roubos e recuperar aparelhos.

 

O trabalho é realizado pela equipe da DEIC, delegacia especializada em crimes contra o patrimônio. De acordo com o delegado Rafael Amaral, desde o início das operações, específicas para combater o roubo de aparelhos celulares em Cachoeiro, que chegou próximo a uma centena por mês, os números vêm caindo, algo em torno de 40%, já que, com a identificação e indiciamento dos responsáveis pela aquisição dos equipamentos subtraídos, além de criminosos diretamente envolvidos nos crimes de roubo ou furto, alcança-se a repressão indireta ao cometimento dos crimes.

Em todas as fases da operação os telefones normalmente são encontrados nas mãos de terceiros compradores. Mas o delegado esclarece que, além de chegarem à autoria dos crimes, em alguns dos casos, também se verifica o cometimento do crime de receptação, este cometido por quem adquire os referidos aparelhos, sempre estão desacompanhados da respectiva nota fiscal. A receptação é passível de pena que pode chegar a oito anos de prisão.

Todos os aparelhos recuperados pelos investigadores são devolvidos aos seus proprietários, em menos de 48 horas. Em outras palavras, não há a necessidade de procurar por aparelhos recuperados.

 

CONSULTE O IMEI

Por outro lado, O IMEI - palavra que traduzida do termo inglês "International Mobile Equipment Identity" significa "Identificação Internacional de Equipamento Móvel" - é um código formado por 15 números existente em todo celular e que ajuda a identificar o aparelho. Para ver o número do IMEI, basta digitar *#06# no telefone, como se fosse fazer uma ligação, e clicar na tecla de fazer a chamada. O número vai aparecer na tela do aparelho. O IMEI também pode ser visto atrás da bateria do telefone móvel. é imprescindível que, ao registrar o crime, inclua-se o número do IMEI do aparelho, já que sem ele, torna-se impossível a sua recuperação.

Comentários