Acordos - Jornal Fato
Artigos

Acordos

A vida familiar é muito parecida com uma receita de bolo gostoso


A vida familiar é muito parecida com uma receita de bolo gostoso. Há um mínimo comum que caracteriza as famílias como "saudáveis e apetitosas". Existem alguns ingredientes fundamentais para que a família viva segundo a vontade de Deus. Um deles é o acordo. há muitas formas de se fazer um bolo e o modo de preparo deve receber a nossa total atenção, pois podemos muitas vezes compartilhar a lista de ingredientes da receita de um bolo, mas o modo de prepará-lo faz toda a diferença, muitos substituem os ingredientes da lista e querem obter o mesmo resultado final.

Acordos são o mínimo que se espera que as famílias tenham para o seu bem-estar. a partir deste mínimo comum, descrito e executado pelas partes, é que surge o toque pessoal de maravilhas e bênçãos. Fazer acordos treina nossa capacidade de fazer concessões e aprender maneiras novas de amar.

O objetivo da prática do acordo, a começar na família, entre marido e esposa, pais e filhos, irmãos e parentes, estendendo-se a outros segmentos da vida, como chefes e funcionários e colegas de trabalho, é a unidade. O tom de voz, os limites no falar, as reações em dias difíceis, seja na abundância ou na falta de recursos financeiros são os acordos necessários para evitar conflitos e desentendimentos.

Estabelecendo-se e respeitando-se esses acordos, mantém-se a paz, todos andarão juntos e bem.

É em casa o lugar ideal onde podemos praticar esses acordos o marido e esposa devem estabelecer as regras, os combinados e repassar para os filhos e daí exigir o cumprimento desses acordos. Uma vez que preparada a massa e colocada no forno há um tempo para o cozimento e preparo do bolo, se não for respeitado e passar do tempo estipulado sabe-se que o bolo irá queimar, ou se tirar antes do tempo determinado estará crú ou solado.

Além de nossas regras, combinados e acordos, a palavra de Deus é o nosso guia a nossa regra de fé e prática. Nela está a receita de um lar feliz! A nossa maior regra é o AMOR. E em amor iremos cumprir e obedecer a Palavra de Deus.

Se quisermos tomar boas decisões, que unam, agradem, deixem a vida mais gostosa no nosso lar, precisamos fundamentar todas as decisões em princípios e valores imutáveis. Eles estão contidos na Bíblia. Enquanto o que é certo e errado, está em constante mutação na sociedade, a Bíblia revela os conselhos de Deus que conduzem a família em rumo certo e seguro.

Mas se as coisas já estiverem difíceis em seu lar, reveja se é possível negociar novamente com aqueles que você ama ou no trabalho, com quem você trabalha. Comece por você a conversa, puxe o assunto. Em amor, respeite as diferenças e seja fiel a Deus! Promova bons acordos.

Sem acordo, tanto a vida familiar como a vida profissional se torna desagradável, sem limites e sem senso de unidade. O profeta Amós, há dois mil anos, desejava essa experiência de unidade para o povo de Deus. Ele sabia que o caminho para consegui-la passava por acordos: "duas pessoas andarão juntas se não tiverem acordo?" (Amós 3.3), ele pergunta. A resposta é obvia: não, ninguém andará junto se não houver acordos. Jesus confirma isso ao dizer: "Se uma casa estiver dividida contra si mesma, também não poderá subsistir" (Marcos 3.25).

Quando os acordos definidos agradam a Deus e são respeitados por todos, há unidade e felicidade duradoura. E aí sim depois de seguir o passo a passo da receita, sem quebrar o acordo fará com que possamos degustar aquele bolo apetitoso.

Acorde ainda dá tempo... de fazer ou refazer os acordos e deguste de uma família saudável que desfruta da boa convivência com pessoas marcantes em nossa história, melhore seus relacionamentos, reconstrua e transforme suas atitudes, opiniões e sentimentos.

Que Deus te abençoe!

 

Noemi Nantes Borges, Presidente da União Feminina Missionária Batista do Estado do ES -  UFMBEES. Vice Presidente do Conselho de Direito da Mulher em Cachoeiro de Itapemirim/ES. Capelã Estadual de As Auxiliares do Espírito Santo


Noemi Borges Formado em Direito pela FDCI, Pós Graduada pela Escola Superior do Ministério Público.

Comentários