Redes sociais e suas armadilhas - Jornal Fato
Artigos

Redes sociais e suas armadilhas

Posso garantir que, a sensação de estar com a conta na mão de estranhos mal intencionados é horrível


- Foto: Reprodução/Web

Por conta de trabalho estou inserida em muitas redes sociais, objetivando divulgar principalmente as atividades. Raramente faço postagens de assuntos particulares, somente quando se trata de algo muito relevante. E muito menos fotos de família ou que se referem a filhos e netos. Não sou influenciadora, não dou dicas de beleza, uso as redes sociais para o necessário, e no limite. Só participo de grupos de WhatsApp quando há um objetivo a ser alcançado, e quando começam as mensagens de autoajuda com as borboletinhas esvoaçando, caio fora.

E numa quinta-feira uma amiga me alertou que havia publicações estranhas na minha conta do Instagram. Tentei abri-lo e não consegui, pedi a amiga que printasse as postagens e me enviasse. Foto minha com a família na piscina, foto esta dos meus arquivos e que não publiquei em lugar nenhum, outra em que eu oferecia um tipo de pirâmide financeira. Levei um susto, continuei insistindo em recuperar meu Instagram, uma amiga habilidosa em redes sociais também tentou e nada. Considerei importante comunicar em minha lista de transmissão do WhatsApp, no Facebook e aos amigos que eu fora hackeada. No dia seguinte outra pessoa tentou recuperar minha conta sem resultado. Passei o final de semana angustiada. Nesse ínterim já havia mensagens no meu perfil sugerindo aplicações financeiras com lucros exorbitantes.

Quem me conhece sabe que nunca me envolvi nessas questões, até que apareceu outra mensagem, sobre um casal que se separou, após pouco tempo de casamento, e que disporiam de seus bens praticamente novos. Aí procurei um advogado que fez Boletim de Ocorrência. E em sequência surgiram as postagens de eletrodomésticos por preços irrisórios. E teve gente que me ligou dizendo que ia comprar, mesmo eu avisando ser um hacker. Felizmente outra pessoa amiga me indicou um técnico, especialista em recuperação de contas e juntos levamos mais ou menos 5 horas para solucionar. E ainda estou recebendo mensagens de gente que fez as aplicações financeiras. Posso garantir que, a sensação de estar com a conta na mão de estranhos mal intencionados é horrível. Rede social, terra de ninguém!


Comentários