Apac de Cachoeiro dará início às atividades em setembro - Jornal Fato
Geral

Apac de Cachoeiro dará início às atividades em setembro

O repasse de parte das verbas pelo Governo do Estado será no dia 5 de agosto deste ano


Fotos: Diego Rocha

Em reunião nesta quinta-feira (6), na 2ª Vara Criminal de Cachoeiro de Itapemirim, ficou definido que a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) deve iniciar suas atividades no mês de setembro. O repasse de parte das verbas pelo Governo do Estado para as primeiras questões administradas, que dará início ao funcionamento da instituição, será no dia 5 de agosto deste ano.

Participaram do encontro a juíza da vara, Rosalva Nogueira Santos Silva, advogado Diego Rocha e o coordenador da instituição, Ademir Torres, dentre outras autoridades e engenheiros da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

O diretor da Engenharia da Sejus, Rafael Barbosa Nunes, disse que o projeto do regime semiaberto, intramuros e extramuros ficará pronto e deverá ser entregue no prazo de 18 meses.

No entanto, a Associação já começa em setembro a trabalhar com presos no regime fechado, que de acordo com a juíza, serão treinados. "Eles serão treinados sobre o método Apac e, posteriormente, entrarão mais recuperandos, o que agilizaria o processo de implantação e funcionamento".

Os recuperandos que estiverem no regime fechado devem progredir de regime em, aproximadamente, um ano e meio, que é o tempo da construção do regime semiaberto.

O termo de fomento para o funcionamento da Apac foi assinado pelo Governador Renato Casagrande, no dia 29 de maio, em Vitória.

A nova estrutura será administrada pela Apac Feminina, mas no local funcionará o Centro de Reintegração Social (CRS) Masculino, e comportará cerca de 120 presos, tanto do regime semiaberto, quanto do fechado, quando toda a estrutura estiver pronta.

 

Comentários