Ex-alunos do Colégio Ateneu marcam encontro em Cachoeiro - Jornal Fato
Geral

Ex-alunos do Colégio Ateneu marcam encontro em Cachoeiro

O colégio, fundado em 1945, encerrou suas atividades em setembro de 2007


Cinquentenário do Ateneu em 1995. Os alunos estavam na 6ª serie - Fotos: arquivos pessoais

Abraços longos e apertados, largos sorrisos e a alegria do reencontro, além de muitas histórias para contar e "matar a saudade" de um tempo que passou, mas deixou marcas e boas lembranças. É nesse clima de nostalgia que um grupo de pessoas que estudou junto entre os anos 90 e 2000 no Colégio Ateneu Cachoeirense irá se encontrar, no próximo dia 15, a partir das 17h00, em uma casa de festas no bairro Aquidabã.

Mais de 40 pessoas devem participar do evento e a maioria não se vê há quase 20 anos. Há os que mantiveram contato, se tornaram padrinhos de casamento um do outro e há os que foram embora para o exterior e outros estados brasileiros.

"A escola nos marca. Foram sete anos de Ateneu. Professores e colegas fizeram parte da minha vida e, de alguma forma, contribuíram muito para a minha formação. A expectativa e ansiedade são enormes. Além de colocar os assuntos em dia, relembrarmos os fatos históricos da época, vamos conhecer a família de cada um. Expectativa a mil", revela Maylon Rody.

O sentimento é o mesmo para Pollyana Cypriano, que diz que as expectativas são as melhores possíveis. "É um mix de sentimentos em poder rever os amigos que por anos fizeram parte da minha vida, praticamente a adolescência toda. Hoje amadurecidos, profissionais, pais e mães de família, tenho orgulho de poder reviver nossa história".

A sensação de 'estar em casa' também é partilhada pela ex-aluna Ludmila Carvalho. "A ansiedade está tomando conta de nossos corações. Há colegas que não se veem há 20 anos! E poder relembrar história de um colégio que infelizmente não se faz mais presente, é uma felicidade inexplicável. Estamos trocando fotos da época já há algum tempo pelo WhatsApp e lembramos de muitas histórias e bons momentos".

O encontro não se limita aos ex-alunos. Professores do colégio também poderão rever colegas de trabalho e 'crianças' para quem lecionaram e conviveram por tantos anos.

 

Organização

A ideia do encontro começou a partir de um grupo de WhatsApp, criado por Maylon, em 2018. Ele adicionou contatos que tinha, e os contatos adicionaram outras pessoas. Hoje, o grupo conta com 60 integrantes. "Nesse grupo temos regras. Para entrar a pessoa tem que ter estudado junto em alguma série de 94 e 2000, com pelo menos 80% da turma. Lá não discutimos política, religião e nem futebol. Mantemos a harmonia e conversamos muito lembrando dos casos antigos", comenta.

Os administradores do grupo, Maylon Rody, Elane Cristina, Pollyana Cypriano, Vivian Alves, Ludmilla Carvalho, Emanuelle Fardin, Carolyne Moreira e Ricardo Zanotelli, foram os responsáveis por organizar o encontro.

 

Valor da amizade

Para o grupo, apesar da distância, a amizade permaneceu e é o que motiva o encontro. Para Maylon, é difícil mensurar o valor dela. "Foram muitos anos juntos, compartilhamos momentos bons e ruins, então, reencontrá-los será muito bom. Alguns são mais próximos, tanto que três deles são meus padrinhos de casamento", comenta.

"A amizade é um valor inestimável e saber que, depois de tantos anos afastados, a amizade ainda prevalece, é algo maravilhoso. Esse encontro, esse momento, com certeza nos trará lindas lembranças e nos fará fortalecer o laço de amizade. Estou muito feliz e animada com esse evento, poder compartilhar antigas histórias e fazer novas memórias", menciona Ludmila.

Para Pollyana, saber que ainda hoje pode contar com as mesmas pessoas, não tem preço. "É de valor imensurável manter amizades que cresceram juntas. Conhecer a evolução do amigo é muito bom para nossa evolução pessoal".

 

Ateneu

O colégio Ateneu, que funcionava ontem atualmente é a Multivix, no bairro Independência, foi fundado em 1945 e teve suas atividades encerradas em setembro de 2007.

 

Comentários