Neuza Brunoro: "É uma grande responsabilidade receber a honraria" - Jornal Fato
Especial

Neuza Brunoro: "É uma grande responsabilidade receber a honraria"

Neuza Maria Brunoro Costa foi eleita Cachoeirense Ausente Nº 1 - com robusto currículo na área de educação, se emocionou


- Divulgação/PMCI

A homenagem à professora Neuza Maria Brunoro Costa, 58 anos, eleita a Cachoeirense Ausente nº 1 deste ano premia uma vida dedicada à educação e uma trajetória de superação, de quem venceu pelo estudo, em escolas públicas e chegou ao doutorado e pós-doutorado por meio de bolsas, conquistadas pelo seu desempenho acadêmico, em escolas do exterior. Um currículo robusto, que, no entanto, não lhe faz perder a humildade. A solenidade de entrega da honraria será dia 26 de junho, às 19h00, no Jaraguá Tênis Clube.

"Estou emocionada, em primeiro lugar, pelo apoio que tive do grupo que me indicou. Já é muito gratificante, ser lembrada pelos amigos cachoeirenses. E mais emocionada ainda depois do resultado, da apuração. Realmente muito feliz. Todos que concorreram são merecedores do título. Fico feliz, também, por representar a área da educação".

Essas foram as primeiras frases da nutricionista e professora Neuza Brunoro, ao saber que foi eleita a Cachoeirense Ausente Nº 1 de 2019. O título foi criado pelo jornalista, advogado e poeta Newton Braga em 1939, como forma de homenagear os conterrâneos que, mesmo morando em outros locais, mantêm forte ligação com a terra natal.

Neuza dedicou sua vida profissional ao ensino de graduação e pós-graduação, além de dar orientações em pesquisas na área de Nutrição. Ela nasceu em Burarama, distrito de Cachoeiro de Itapemirim, em 28 de junho de 1960. Mudou-se aos 10 anos com a família para a cidade, onde os pais mantiveram a Farmácia Itaema, por mais de 30 anos.

"Com 17 anos me mudei para Minas Gerais para estudar. Me formei em Nutrição e fiz mestrado em Viçosa, onde trabalhei por 17 anos, depois de ter cursado doutorado na Inglaterra. Há 10 anos, me mudei com minha família para Alegre, transferida da UFV para a Ufes. Sou casada há 30 anos e tenho um casal de filhos cursando universidade", conta. Neuza é doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos e fez três pós-doutorados em universidades americanas.

Ela conta que a indicação foi articulada por amigos do Ensino Fundamental, na escola Polivalente do Guandu, nos anos de 1972 e 1975. "Foi um período muito marcante nas nossas vidas e tivemos a grata satisfação de nos reunirmos há cerca de quatro anos e, desde então, continuamos a manter contatos constantes", menciona.

Neuza foi eleita com 24 votos. Oito candidatos concorreram ao título na eleição que tem votação secreta, com participação de representantes de entidades e organizações do município.

"É uma honra poder representar esses amigos da adolescência e de poder fazer uma festa bonita e animada nessa festa de Cachoeiro de 2019. Essa é uma tradição muito expressiva na vida de todo cachoeirense e, para mim, será uma grande responsabilidade receber essa honraria, que dedico aos meus amigos que construí e que consegui manter ao longo da vida, aos que se empenham ao ensino e educação. Quero compartilhar com meus amigos, familiares e com a população de Cachoeiro essa alegria e agradeço o carinho", finaliza.

Cachoeirense Ausente chega na segunda

A chegada da Cachoeirense Ausente Nº 1 de 2019, a nutricionista e professora Neuza Maria Brunoro Costa, à sua terra natal está agendada para a próxima segunda-feira (24). O evento é um dos mais tradicionais da programação da Festa de Cachoeiro.

Ela será recebida na entrada da cidade, na rodovia Cachoeiro-Safra (próximo ao antigo Horto União,), às 15h00, pela Sociedade Musical Lyra de Ouro e, também, por amigos, moradores, imprensa e autoridades.

Depois, Neuza e todos seguem, em carreata, até o Centro Operário e de Proteção Mútua (na rua 25 de Março, Centro, perto da Casa dos Braga), onde, em solenidade marcada para as 16h30, o prefeito Victor Coelho entregará a ela a chave da cidade.

"Embora eu seja acostumada a lidar com o público, seja nas aulas ou palestras que dou, a sensação de estar prestes a ser homenageada com esse título é muito diferente. É uma emoção muito grande. Afinal, trata-se de uma tradição de acolhimento, de carinho. Que bom que nasci em Cachoeiro, ao lado de pessoas especiais. Cachoeiro é o meu lugar", confessa Neuza.

Comentários