CIAC: escola à frente do tempo - Jornal Fato
Especial

CIAC: escola à frente do tempo

Atualmente, a escola conta com 800 estudantes matriculados.


- Foto Divulgação

Tudo começou em meados do século passado, tendo como fonte de inspiração uma iniciativa de sucesso voltada à educação infantil, colocada em prática na Argentina.

Raymundo Araújo de Andrade - que posteriormente, em 1959, se elegeria prefeito de Cachoeiro de Itapemirim - e a esposa, Maria das Victórias, conheceram a República de los Ninõs, uma espécie de cidade em miniatura, erguida para oferecer às crianças atividades cívicas e mostrar o funcionamento das instituições democráticas.

Ficaram tão entusiasmados com uma escola que viram, bem à frente de seu tempo, que quiseram trazer a experiência para cá, com o objetivo de desenvolver a educação no município.  

Com visão empreendedora, idealizaram a construção de uma instituição de ensino em Cachoeiro nos mesmos padrões arquitetônicos e pedagógicos da que viram na Argentina.

Esta é a história do Centro Integrado de Atividades Culturais (CIAC) Raymundo Andrade, que está prestes a completar sete décadas.

Até 1985, foi uma escola destinada exclusivamente à educação infantil, batizada de Jardim de Infância. Desde a sua fundação, os gestores sempre acreditaram que uma educação de qualidade começa na infância, por isso o olhar especial sobre ela.

O foco na excelência, contudo, lhe rendeu tanta credibilidade que foi necessário expandir, com a abertura de turmas de ensino fundamental, quando passou a ser denominada CIAC Raymundo Andrade, enfim.

Atualmente, a escola conta com 800 estudantes matriculados. Desde 2010, disponibiliza ensino médio, atendendo, portanto, alunos de 0 a 17 anos e gerando cerca de 100 empregos diretos.

Fazendo jus ao nome, oferece - além das curriculares - atividades esportivas e culturais diversificadas, como natação, judô, teatro, cinema (curta-metragem), entre outras, revelando inúmeros talentos.   

"A característica essencial do CIAC em todas as atividades é a excelência. Tudo o que a gente faz é com muito cuidado, dedicação, muito estudo", salienta a diretora pedagógica da escola, Mônica Zampirolli.

Buscando ampliar a visão dos alunos para a formação da cidadania, o CIAC Raymundo Andrade, ao longo de sua história, priorizou ensinar, pelo exemplo diário, que alguns valores são eternos.

"Sempre à frente do seu tempo, é uma escola que tem a característica do pioneirismo. Está em sintonia com a educação do século 21, com a escola do século 21. A produção do conhecimento, a difusão de habilidades e competências, a formação do ser integral, com desenvolvimento socioemocional... nós trabalhamos isso há bastante tempo", complementa Mônica.  

Uma das características do cuidado em constituir cidadãos é a proximidade do CIAC com a família dos alunos.

"Nos preocupamos em ouvir a família, em entender a sua necessidade. E, de acordo com a proposta pedagógica da escola, com a organização institucional, tentamos encontrar o que a gente pode colaborar com a família no processo educacional", afirma a diretora pedagógica.

Com a certeza de que é a partir da educação que acontece a transformação e o desenvolvimento da própria pessoa e, por conseguinte, dos espaços onde convive, Mônica Zampirolli comemora os resultados: "o que temos de fruto efetivo é o que ex-alunos falam: a base da minha formação é o CIAC. Isso é muito significativo". 

Comentários