A ansiedade e o descontrole emocional - Jornal Fato
Colunistas

A ansiedade e o descontrole emocional


Em tempos de crise, como a atual por que passa o Brasil e o mundo, é que surgem mais casos de ansiedade e descontrole emocional. Por isto é que temos de desenvolver a nossa resiliência, que é a capacidade de se adaptar e se recuperar nas adversidades, e saber como enfrenta-las da melhor maneira possível.

 

"Cheguei a magoar pessoas e tive de aprender a me controlar. Eu tenho um comportamento muito explosivo, uma raiva que não sabia dominar, brigava com tudo e com todos e ficava triste e decepcionada comigo mesma."

 

Foi com a terapia, que aprendi a ter inteligência emocional e a me controlar. Há também aqueles que têm baixa tolerância a frustração, ou seja, não conseguem lidar com a decepção.

 

Há também os que não sabem perdoar, quando são maltratados por alguém.

 

Situações como estas, segundo os especialistas, estão entre os principais motivos para o descontrole emocional.

 

Não perdoar faz mal para si mesmo, perdoar não é esquecer, a pessoa saudável, não esquece. Mas a ideia é tirar a importância do que foi feito contra si mesmo, tirar o mérito daquela pessoa em sua vida.

 

O descontrole emocional pode passar de um evento casual, para o chamado transtorno de personalidade emocionalmente instável. Além disso, o problema pode levar a outras doenças, como depressão, transtorno de ansiedade, desencadear dores e fibromialgia.

 

Por isso, os pacientes devem procurar ajuda psicológica e psiquiátrica. Depois do remédio, para o paciente melhorar, ele deve buscar a terapia para saber lidar com as situações do dia a dia e ter mais qualidade de vida.

 

Os medicamentos mais usados se há outras doenças, são os antidepressivos e os ansiolíticos para controlar a ansiedade.

 

Além da psicoterapia, a psicanálise, outra abordagem que passou a ser usada com mais frequência é a hipnose ericksoniana, que auxilia no processo de entendimento das situações e sentimentos.

 

Clínica de Orientação Psicológica

Fernando Fiuza - psicólogo

E-mail: [email protected]

Site: www.clinicadeorientacaopsicologica.com

Tel. (28) 3511-1060 (28) 99989-3561

 

 

 


Comentários