Toda violência gera uma consequência - Jornal Fato
Artigos

Toda violência gera uma consequência

Considerando um relacionamento tóxico, sem reciprocidade, trocas de afeto e respeito, nesse tipo de relacionamento quem mais sofre são as mulheres


- Foto: Reprodução/Web

Em nosso cotidiano, somos constantemente confrontados com a busca pela felicidade em nossos relacionamentos. Porém, muitas vezes, podemos nos encontrar em situações onde o que nos proporciona momentos de prazer momentâneo pode, estar causando danos emocionais profundos.

Considerando um relacionamento tóxico, sem reciprocidade, trocas de afeto e respeito, nesse tipo de relacionamento quem mais sofre são as mulheres. Um terço das mulheres brasileiras já sofreu algum episódio de violência física ou sexual pelo menos uma vez na vida. Esse índice foi apurado pela primeira vez e é mais alto que o registado globalmente (27%), em um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2021.

Vale ressaltar que além da violência física e sexual, existe a mais silenciosa, a violência psicológica. Violência psicológica hoje é crime, mas poucas mulheres tem a coragem de denunciar o agressor, pois muitas estão no relacionamento por dependência emocional, financeira, ou por ter filhos.

Todo agressor vai iniciar seus abusos com a violência psicológica e, acredite, pode sim se tornar violência física, porém muitas justificam com falas do tipo "foi só dessa vez?", "ele nunca mais vai fazer isso?", "a culpa foi minha que não obedeci ele?", "ele não será capaz disso?", assim vão levando esse relacionamento falido ao extremo do esgotamento emocional.  Não tenha medo de dar um basta nesse tipo de relacionamento, não deixe de procurar ajuda profissional para sair desse relacionamento e reestabelecer suas emoções e, principalmente, não deixe de denunciar o agressor.

Nós temos facilidade de lidar com aquelas feridas que são visíveis, como um machucado em nosso corpo, um ralado no joelho, um mal jeito no ombro. Dói, sangra e precisamos colocar algum curativo e cuidar para não se tornar um problema ainda maior.

As feridas invisíveis levam tempo e demandam grandes esforços para serem curadas, mas depois que você se cura delas renasce o amor por si, e uma mulher curada dificilmente cai novamente em ciladas como essas. A única pessoa que pode mudar a sua história de dor em uma história de amor é você! Cuide-se bem!

 

Pâmela Gualandi 
Psicanalista 

 

 

Comentários