Papo Reto - Jornal Fato
Artigos

Papo Reto

É o título do livro da jornalista Cláudia de Castro Lima, editora da Revista VIP


É o título do livro da jornalista Cláudia de Castro Lima, editora da Revista VIP. Trata-se de entrevistas sobre temas essenciais para o homem. São entrevistados: Mário Sergio Cortella, Contardo Calligaris, Ricardo Amorim e Facundo Guerra. Ela se deu conta da importância dos temas no dia do aniversário do sobrinho Gabriel. Na ocasião, outubro de 2017, seu pai encontrava-se brincando com o neto. Um típico pai dos anos 80, provedores, saíam de manhã de casa para ganhar o sustento da família e voltavam à noite cansados (em parêntese, relata que a mãe trabalhava fora também, e mantinha a dupla ou tripla jornada de trabalho). Vai relatando o quanto essa atitude de pais do séc. XX ainda persiste no séc. XXI. Uma realidade em mudança.

O encontro do livro foi algo natural. Aos domingos, gosto de passar em uma Banca de Revistas, um Jornaleiro. Em Cachoeiro, gosto da Banca da Tereza, no centro da cidade, junto ao Edifício Primus; em São Paulo, prefiro a Banca situada próximo à estação do Metrô do bairro Moema, no caminho para o Parque Ibirapuera, fica em uma Praça. Lá, Bernardo, meu neto, aproveita a natureza. Sempre gostei de Banca de Revistas e de um jornal, desde a infância. Lembro que, na adolescência, meu pai me levou ao Rio de Janeiro. Passeávamos pelas calçadas, de repente, me encantei com revistas e jornais de uma Banca, parei e fiquei lendo as manchetes e outros textos. Meu pai não percebeu, continuou caminhando e conversando com o amigo, não percebeu que havia me perdido. Demorou a perceber e me encontrar. Encontrava-me tranquilo junto aos jornais e várias revistas.

No Papo Reto, a jornalista Claúdia conversou com Ricardo Amorim sobre Carreiras. Ele, aos 47 anos de idade, é um típico Paulistano multifacetado (economista, consultor, apresentador de televisão e empresário). Diz que sua Carreira, ainda não sabe como denominá-la, foi construída mais pelos acasos do que pelo planejamento. O mais importante para ele é sair da zona de conforto, no futuro temos que nos reinventar a todo o momento e, na educação, o importante é a formação, e não informação. Temos que desenvolver habilidades (empatia e comunicação), conclui. Contardo Calligaris, Italiano, no Brasil desde 1989, psicanalista, articulista da Folha de São Paulo, comentou sobre Relacionamentos. Começa afirmando: é mais difícil separar que encontrar alguém. Os homens são repetitivos, adoram uma rotina instalada. E que o desejo sexual necessita de fantasias. Melhor falar de alegrias do que felicidade. Facundo abordou a paternidade. Nasceu na Argentina e foi criado no Centro de São Paulo, tem várias atividades empresariais, mas se define como o pai da Pina. Cita a paternidade como uma transformação de identidade. E ser pai não é simplesmente ser um provedor, porque hoje a mulher também é provedora. Ser pai é muita fralda trocada... Cortella, ao falar sobre Qualidade da Vida, cita Millôr: "O importante é ter, sem que o ter te tenha." De todos os temas, o mais instigante foi o da paternidade. Talvez por ter sido um provedor típico e esquecido do restante. Um alerta para a geração atual.

 

Sergio Damião Santana Moraes

Visite meu Blog: blogazulix.blogspot.com.br

 

 


Sergio Damião Médico e cronista

Comentários