Paciente um tanto difícil - Jornal Fato
Artigos

Paciente um tanto difícil

Cliente muito obesa, vai ao psicólogo, para que este tente ajudá-la a emagrecer


Cliente muito obesa, vai ao psicólogo, para que este tente ajudá-la a emagrecer, já que o profissional tem cursos de especialização nesta área.

O profissional considera o caso muito complexo, pois nota que a cliente é muito sensível, reage mal as frustrações, não pensa no que fala, nas suas atitudes, é irritadiça, tem o pavio curto, tipo o presidente Bolsonaro.

Os obesos sofrem muito, devido aos gordo fóbicos, que são as pessoas que discriminam e humilham os obesos.

Muitas vezes as pessoas engordam por problemas endócrinos, hábitos alimentares errados, vida sedentária, pouca ou nenhuma atividade física.

A ansiedade também atrapalha muito o metabolismo, prejudicando o emagrecimento.

Em geral, os obesos sentem muitas dores nos joelhos, calcanhares, pés, cansando-se a toa e passam por preguiçosos, devido a sua dificuldade de locomoção.

Muitas vezes tendem a isolar-se devido as críticas injustas que recebem, fechando-se cada vez mais em si mesmo.

Muitas vezes são encaminhados para uma operação bariátrica, mas o número de solicitações é muito grande, e demoraria anos para chegar a sua vez.

Deve-se perder numa dieta, uma média de 5kg por mês, mas se a pessoa fizer uma atividade física, ela pode perder um pouco mais.

O profissional tem de trabalhar muito a ansiedade do paciente, que tende a aumentar com as privações de não poder comer isto ou aquilo.

Hoje em dia porém é muito mais fácil fazer dieta, porque existe uma série de alimentos diet, como; gelatinas, refrigerantes, doces, sorvetes, biscoitos que saciam a vontade de comer doces.

Emagrecer não é fácil porém, com bom acompanhamento profissional, médico, psicológico a pessoa consegue emagrecer com muito mais facilidade do que em épocas anteriores.

Mas também o cliente tem de fazer a sua parte.


Fernando Fiuza Psicólogo

Comentários