Os homenageados da Festa da Cidade - Jornal Fato
Artigos

Os homenageados da Festa da Cidade

A Festa de Cachoeiro presta homenagem tripla: ao Cachoeirense Ausente, escolhido pelas organizações sociais, o Cachoeirense Presente indicado pelos Vereadores, e nosso padroeiro, São Pedro, escolhido por Jesus Cristo


- Fotos: Arquivo/FATO

A Festa de Cachoeiro, nos moldes atuais foi idealizada pelo poeta Newton Braga, que sentiu, com toda sua sensibilidade, que os cachoeirenses que saíam da sua terra e conseguiam se destacar, mereciam ser reverenciados pelos seus conterrâneos com o Título de Cachoeirense Ausente. A figura do Ausente foi criada no ano de 1942, e já foi indicado pelo Prefeito Municipal, pelo povo nas ruas através de votação e há alguns anos por entidades, organizações sociais e beneficentes, associações, sindicatos, segmentos da imprensa, clubes de serviço e recreativos, em número de 52, que bem representam a sociedade como um todo.

No ano de 1990 a Câmara Municipal instituiu a Lei que homenageia um cachoeirense que tenha se destacado em sua área de atuação, com relevância que contemple todos os munícipes, a figura do Cachoeirense Presente. A escolha do Cachoeirense Presente é uma prerrogativa dos senhores vereadores, cabe a Câmara, e unicamente a ela tal indicação, que pode até ser sugerida, mas nunca imposta e muito menos pelo próprio interessado em receber a homenagem.

Verificando a lista dos anteriormente homenageados, 35 no total, nela encontramos os nomes de médicos, juízes, empresários, políticos, escritores, jornalistas, advogados, humanistas, defensores dos direitos humanos e que lutam contra a injustiça social. A maioria, figuras públicas, beneméritas, discretas, exercendo suas funções em seus consultórios, escritórios, salas administrativas, fórum, empresas, entidades, cujo trabalho relevante possibilita a melhoria e qualidade de vida da população, nas áreas que exercem.  São 19 vereadores que indicam o Cachoeirense Presente, cada um deles possui sua base e seu reduto eleitoral, que são representados pelas comunidades, igrejas, sindicatos e associações, que somados constituem toda população. Portanto os 19 vereadores traduzem a vontade dos mais de 200 mil habitantes da nossa cidade, eles são a voz do povo e a voz do povo é a voz de Deus!

E lembrando que a nossa Festa comemora o nosso santo Padroeiro, São Pedro, também ele indicado para liderar a Igreja. A Festa de Cachoeiro de Itapemirim, cidade "sui generis" presta assim homenagem tripla, ao Cachoeirense Ausente, escolhido pelas organizações sociais, o Cachoeirense Presente indicado pelos senhores Vereadores, e nosso padroeiro, São Pedro, escolhido por Jesus Cristo!


Comentários