O essencial - Jornal Fato
Artigos

O essencial

Seguir em frente é essencial. Olhar pra trás é perda de tempo


Um dia desses, à procura de bons conteúdos pela internet, deparei-me com algumas frases que fizeram me, de certa forma, refletir sobre o que é necessário para garantir um bom futuro, e uma dessas frases saltou aos meus olhos de maneira intensa, ela dizia "Superar é preciso. Seguir em frente é essencial. Olhar pra trás é perda de tempo. Passado se fosse bom era presente." de Clarice Lispector.

E, então, eu comecei a pensar nas inúmeras vezes em que eu já havia lido, escutado, parafraseado, ou até mesmo citado isso, e nunca parei para prestar atenção, de fato. O problema, é que há um pequeno detalhe não revelado, nessa frase, o detalhe de que em algum momento de nossas vidas, o presente sempre se torna passado.

É certo que, na vida, há momentos em que tudo parece desmoronar, mas, também, há momentos em que as experiências que vivemos, um dia, nos tornam mais fortes para enfrentar o que vem pela frente. Ou seja, nem todo passado é completamente ruim, e nem todas as más experiências nos tornam fracassados. Superar certas coisas é, sim, muito necessário, e Lispector estava certa em dizer que seguir em frente é essencial. Porém, se puder refletir bem, verá que olhar para trás, nem sempre é perda de tempo.

- Deixe-me revelar o porquê-  

O passado é feito de memórias, lembranças e momentos. O passado é a base do hoje, um hoje que nos faz prosseguir em algumas atitudes ou querer modificá-las. Sem olhar pro passado, não conseguimos ver o que há de certo ou errado, não conseguimos imaginar em que caminho seguir dessa vez, e, às vezes, se não olhamos para trás, nos esquecemos de onde saímos e aonde queremos chegar.

A verdade é que, sem olhar para esse pretérito, passamos a não ter tanta certeza do que fazer mediante a algumas situações.

Além, ainda, de que, há pessoas que nunca querem relembrar o passado e acabam vivendo presas a ele, sem saber que, só olhando pro passado é que elas poderão se libertar de algumas coisas, e prosseguir sem alguns pesos.

- É que, às vezes, é necessário tocar na ferida para curar, olhar pro passado, para poder continuar.

Tem tanta gente que não quer olhar para trás e acaba vivendo lá, que até chego a suspeitar que o que eles têm medo, não é do passado, mas, sim, do seu futuro ser como esse passado. Esquecendo-se que o presente em que vivem, será o passado do seu amanhã.

Perda de tempo não é olhar para esses momentos, mas não querer olhar e viver preso a eles, em vez de se libertar e prosseguir.

E, inúmeras vezes, para que as pessoas consigam prosseguir, antes, elas precisam olhar para trás, largar o peso de sua consciência e, enfim, conseguirão fazer o que Lispector afirmava ser o essencial: seguir em frente.

 

Rebecca de Araujo Ribeiro

Comentários