Dia do Trabalho, será que temos o que comemorar? - Jornal Fato
Artigos

Dia do Trabalho, será que temos o que comemorar?

O mínimo pela lei trabalhista é que os trabalhadores tenham, o registro de Carteira de trabalho assinado, auxilio transporte, folga remunerada. Pagamento de salário em dia, 13º salário, férias, horas extras, saúde e segu


Dia 1º de maio é celebrado o Dia do Trabalho ou o Dia do Trabalhador em diversos lugares do mundo. Na grande maioria dos países esta data é considerada feriado nacional. Esta referência teve origem em 1886, quando trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, fizeram uma manifestação nas ruas da cidade reivindicando a redução da carga horária de trabalho de 13h para 8h diárias, seguido de uma greve geral que se estendeu por todo o país. O conflito entre manifestantes e policiais foi inevitável, desencadeando a morte de inúmeros envolvidos e em dezenas de pessoas feridas.

O objetivo do feriado é de comemorar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Para saber se temos que comemorar este 1º de maio, basta perguntar aos trabalhadores. O que esperar desse dia.

O reflexo deste número de pessoas sem emprego é devastador, onde crianças que tinham condições de estar numa escola melhor, já migraram para o ensino público, tendo em vista que os pais já não podem garantir o pagamento da mensalidade escolar, de jovens que estavam na faculdade, tentando se formar para contribuir no orçamento familiar, trancam a matrícula até que possam encontrar um emprego para ajudar os pais a pagar as contas e ter o que comer. Assim, como a falta de observância de fato, dos direitos laborais.

O mínimo pela lei trabalhista é que os trabalhadores tenham, o registro de Carteira de trabalho assinado, auxilio transporte, folga remunerada. Pagamento de salário em dia, 13º salário, férias, horas extras, saúde e segurança do trabalho, estabilidade, dentre outros.

Ocorre, pois, que consequentemente, a realidade do trabalho, perpassa por uma precarização, que acaba com a certeza de que a relação empregatícia deve ser uma relação duradoura e que traga segurança para o trabalhador.

Assim, comemorar o Dia do Trabalhador significa reconhecer que os trabalhadores fizeram no passado para reivindicar direitos trabalhistas em prol de uma classe melhor, e manter vivo a luta, para que o dia do trabalho, seja de fato um dia comemorativo, e não precarizado.


Luanna Figueira Articulista Advogada Trabalhista

Comments