Desprezo total - Jornal Fato
Artigos

Desprezo total

Vejo com tristeza manchetes nos jornais noticiando a colocação dos pais pelos filhos e dos avós pelos netos, nos asilos


- Foto Reprodução Web

Pra início de conversa, é interessante esclarecer qual o significado de desprezar. Lá vai: ausência de consideração; desdém; falta de apreço ou estima.

Imagino que deve ser muito triste para alguém que se sente desprezada. Vejo com tristeza manchetes nos jornais noticiando a colocação dos pais pelos filhos e dos avós pelos netos, nos asilos, simplesmente porque "esses velhos estão dando muito trabalho...". Notem que eu disse "deve ser" porque, felizmente, não é o meu caso. Ao contrário, venho de uma família que primava pela harmonia. Começando pelos meus ancestrais, que conservavam uma amizade recíproca, sem nenhuma distinção. No meu caso, por exemplo, devo confessar, com absoluta sinceridade, que recebi, lá detrás, essa dádiva abençoada. Juro que me sinto o cara mais amado deste planeta, quando se trata de relacionamento em família.

Tudo teve início no dia 6 de janeiro de 1962. Nessa data, comemora-se o dia de Santos Reis (ou dos Reis Magos), que "... tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, que vieram do oriente, guiados por uma estrela." Há 62 anos, portanto, na Matriz da Consolação, em Cachoeiro de Itapemirim, neste Estado, o saudoso Frei Antolin Rodrigues, após o preâmbulo habitual, fez a pergunta de praxe, e eu respondi "prometo"; a seguir, ela respondeu: "prometo". Essa promessa, diante de testemunhas e de Deus, está valendo até hoje. Somos um só na saúde e na doença; na alegria e na tristeza; nos dias de glória e nos momentos de fracasso; nos instantes de prazer e nas horas de infortúnio...

Faz tempo que não ouço, no dia 6 de janeiro, noite adentro, o batido forte no tambor!... E onde estará o boi-pintadinho? Precisamos socorrer nosso folclore, com urgência, antes que seja tarde.

O tempo passa e surge uma família, que é uma instituição sagrada prevista por Deus. A Bíblia Sagrada registra que Ele criou o homem e a mulher, sua companheira. Juntos, receberam ordem para se multiplicar. Teve início a multiplicação. Nós dois (eu e minha prenda) viramos dois, três, quatro, cinco... (3 filhos; 4 netos; 3 bisnetos... (ah! perdi a conta!). Já disse mil vezes e repito: Deus tem sido muito generoso com a gente!

Vivemos a era digital. Com o avanço da tecnologia, é só acessar "Presidência da República - legislação" e pronto. Logo aparece na tela do computador o que você procura: Código Penal, Código de Processo Penal, Lei de Execução Penal, Constituição Federal... (fonte principal de minhas pesquisas).

Olho para os livros em minha estante e fico espantado. Nem sei quanto tempo faz que não apanho um deles para consulta. Aí, chego à conclusão de que, com relação aos citados diplomas (CP, CPP, LEP, CF...), houve um desprezo total! Imagino que, em algum deles, as aranha estejam fazendo a festa, construindo teias gigantescas!...

Muito triste!...


Solimar Soares Escritor

Comentários