Conexão Mansur: Início de Cachoeiro - na WIKIPÉDIA - Jornal Fato
Artigos

Conexão Mansur: Início de Cachoeiro - na WIKIPÉDIA

Informações que achei redigidas com segurança, na internet - WIKIPÉDIA, as quais, na minha visão, consentâneas com os fatos históricos.


- Ilustração: Zé Ricardo

O Governador Rubim fez construir à margem sul do rio o Quartel da Barca... Com essa iniciativa os povoadores tiveram proteção contra as incursões dos índios puris e botocudos, que hostilizavam aqueles que percorriam a região à procura do ouro que os rios prometiam, ou até mesmo os lavradores que desejavam trabalhar a terra com plantação de cana-de-açúcar...

A primeira casa construída em Cachoeiro de Itapemirim foi de Manuel de Jesus Lacerda, ano de 1846, logo depois foram surgindo as primeiras casas comerciais no centro da vila próxima à antiga matriz do Senhor dos Passos, sede da freguesia de São Pedro de Cachoeiro de Itapemirim. As casas se concentravam na rua Moreira, marginal ao rio, ou pelas suas transversais. Seu nome também constava na lista de Joaquim Pires de Amorim forneceu, dentre os cidadão que se estabeleceram no lugar entre os anos de 1840 a 1855...

Curiosamente, encabeçando a lista, aparece o nome do suíço Jean Moulaz, que já se achava na região desde 1837, segundo consta em documento lavrado em 1841. Quanto a Manuel de Jesus Lacerda, consta que era proprietário da Fazenda Cobiça. Fazenda Bananal de Cima e Fruteira de Baixo (do Barão de Itapemirim), a Fazenda Valão (de Severiano Monteiro de Sousa), a fazenda Aquidaban (de Ildefonso de Silveira Viana), a Fazenda Pau Brasil (de Francisco Salles Ferreira), a Fazenda Fruteira de Cima (de Aurélia Souto Machado, casada com Manuel de Araújo Souto Machado), a fazenda Safra (da viúva Josefa Souto Belo, administrada pelo irmão, Major Urbano Rodrigues Souto).

Pelos seus empreendimentos e coragem esse primeiro núcleo de povoadores foi bastante elogiado junto à Corte pelo presidente da província, Sebastião Machado Nunes, quando de sua visita à região do Itapemirim.

Desenvolvimento do comércio  - Manuel Cipriano da Franca Horta estabeleceu a primeira casa de comércio, numa das dependências do Armazém do Barão de Itapemirim, após abrir um pequeno colégio que teve curta duração.

A partir da criação da Freguesia de São Pedro das Cachoeiras do Itapemirim, 16/07/1856, o lugarejo não parou de crescer. O povoado contava com cerca de três mil e quinhentas pessoas, das quais aproximadamente duzentas e dez pessoas eram escravas.

O comércio foi aos poucos se desenvolvendo, surgiram as casas comerciais de Loiola & Silva, Jorge & Irmão, Quintais & Viveiros, Jerônimo Francisco, Bernardino Ferreira Rios, Luís Bernardino da Costa (que tinha um serviço de pranchas para transporte de mercadorias), Marques Guardia & Cia., Pedro Teixeira Duarte, Casa Mineira, Casa Samuel (do francês Samuel Levy, que aqui chegou vendendo jóias) e Manuel José de Araújo Machado.

 

Vamos aos Mestres Locais

Vamos ao que dizem os mestres da História de Cachoeiro de Itapemirim:

Evandro Moreira - Nesse ano (1816), ou pouco antes, além das estradas feitas, instalou o Governador Rubim o Quartel da Barca, na margem direita do Rio Itapemirim (normalmente designada como "lado sul"), "defronte da primeira caxoeira" desse rio, na altura do futuro Bairro Baiminas... mas o grande objetivo do Quartel não foi criar aqui um povoado, um núcleo populacional qualquer mas, simplesmente, controlar a ação dos bandoleiros, dos viajantes, das tropas e dos escravos fugidos.

Manoel Gonçalves Maciel - O Quartel da Barca foi instalado "defronte da primeira caxoeira, na margem sul do Rio", pelo que se entende, abaixo da curva de Bahia e Minas... E foi, sem dúvida, nos arredores do Quartel da Barca que começou a formação do primeiro núcleo populacional de Cachoeiro, e se levantaram toscas casas, palhoças cobertas de sapê, habitadas por gente rude, caboclos e mestiços, gente que formava pequenas roças em volta, roças de cana, mandioca, feijão e banana".

Newton Braga - O lugarejo (Cachoeiro) foi pouco a pouco se desenvolvendo, sendo que as primeiras casas de Cachoeiro foram levantadas no lado Norte e em Baiminas.

Nelson Sylvan - De 1812 a 1819 foram sete anos de colonização do solo, abertura de estradas, construção do Quartel da Barca em Baiminas (hoje) pelo Governador Francisco Alberto Rubim... Cachoeiro era, na verdade, duas cidades cortadas pelo Rio Itapemirim e ligadas entre si por canoas. Quem precisasse ir ao "outro lado" teria que utilizar esses meios de transporte, por baixo - A Igreja ficava no Norte; o grosso do comércio estava no Sul...

Joaquim Pires de Amorim - Coube a Francisco Alberto Rubim, que governou a Capitania do Espirito Santo de 1812 a 1819, o inicio da colonização... O Governador mandou instalar nesta região o célebre Quartel da Barca... Consta que em 1817 morava próximo ao Itabira, o cidadão Manoel de Oliveira Matos, considerado o primeiro habitante de Cachoeiro... A primeira igreja que tivemos foi construída em 1863, pelo fazendeiro Antonio Francisco Moreira, no local onde se encontra a velha Fábrica de Cimento... A atual Igreja Senhor dos Passos foi edificada em 1882, pelo capitão Francisco de Souza Monteiro.

Deolindo José Vieira Maciel, Manoel de Novaes Mello e Eugenio Aurélio Brandão do Valle - em relatório de 1881 - ... A primeira casa construída foi no ano de 1846... Foi criada a Freguesia por Lei Provincial n. 11, de 16 de julho de 1856, com a denominação de São Pedro do Cachoeiro... município de Itapemirim.

A Vila de São Pedro do Cachoeiro, que é a sede do Munícipio, está situada em uma e outra margem do Rio Itapemirim - dispondo de pouco terreno plano para arruamento, por ser cercada de morros mais ou menos altos.

Levy Rocha -  A fixação de um povoado no Caxoeiro... somente teria condições de segurança com a proteção do Quartel da Barca, que o Governador Francisco Alberto Rubim mandou levantar na margem sul do rio "defronte da primeira caxoeira", conforme ele registrou em documento. O local corresponderia às imediações de onde o comerciante Samuel Levy e o Coronel Luiz Pinheiro construíram mais tarde as suas casas... Em 1830 os Quartéis eram retirados e o mato tomou conta da estrada, também conhecida por São Pedro de Alcântara... O Quartel da Barca conservou-se, ainda, por muitos anos. Recorda-se que em 1855, ele tinha a guarnição de uns 10 pedestres, além do comandante.

 

Começando a Conversa

Não sou historiador. Tenho apenas concluído o primeiro ano do curso de História da Faculdade de Filosofia (FAFI, hoje São Camilo), lá pelo início da década de 1970. Um de meus professores foi o Mestre João Eurípedes Franklin Leal.

Gosto muito de História, principalmente se for História da região sul do Espirito Santo, "mais principalmente" se for História de Cachoeiro.

Leio e coleciono livros, revistas e textos sobre a matéria, principalmente os que se referem à verdadeira origem de nossa cidade, Capital Secreta do Mundo.

E qual o local exato no qual foram construídos os primeiros imóveis de nosso município, de forma a que possamos falar isso com certeza sobre os verdadeiros fundadores de Cachoeiro? Por isso, essas tantas informações que juntei aqui. E faltam outras.

Nesta página transcrevo textos que recuperei de historiadores. Minha intenção é ajudar a fixar de forma definitiva o exato local onde nasceu Cachoeiro - Lado sul ou norte do Rio Itapemirim? Margem direita ou esquerda do mesmo rio? Ou em ambas?

E até onde vi, foi em ambas as margens do Itapemirim, na altura da Igreja Senhor dos Passos e Cemitério do Cel. Borges (lado norte e direito) e do Centro Operário e entrada do Bairro Amaral (lado sul e esquerdo).

 


Higner Mansur Advogado, guardião da cultura cachoeirense e, atamente, vereador

Comentários