Conexão Brasília: Dia do Trabalho - Jornal Fato
Artigos

Conexão Brasília: Dia do Trabalho

O objetivo do feriado é de comemorar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Será que o trabalhador brasileiro tem o que comemorar?


- Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ontem(1), foi celebrado o Dia do Trabalho ou o Dia do Trabalhador em diversos lugares do mundo. Na grande maioria dos países esta data é considerada feriado nacional.O objetivo do feriado é comemorar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Será que o trabalhador brasileiro tem o que comemorar? 

O número de desempregados no país é assustador. 

O reflexo deste número de pessoas sem emprego é devastador, onde crianças que tinham condições de estar numa escola melhor, já migraram para o ensino público, tendo em vista que os pais já não podem garantir da mensalidade escolar, de jovens que estavam na faculdade, tentando se formar para contribuir no orçamento familiar, trancaram a matrícula até que encontrem um emprego para ajudar os pais a pagar as contas e ter o que comer. 

Infelizmente, a remuneração é muito baixa, as condições de trabalho da maioria dos brasileiros são muito duras, as jornadas são muito longas, a representação sindical é muito frágil, e o trabalho com carteira assinada acabou se transformando numa espécie de trabalho não atraente. 

A grande verdade é que apesar dos reajustes salariais, os índices ficaram abaixo da inflação. Isso significa que o poder de compra do trabalhador está sucumbindo aos preços, sendo a base salarial cada vez mais desvalorizada. Como resultado, temos um trabalhador que não está conseguindo pagar suas contas, está se alimentando cada vez pior e muitos estão perdendo suas moradias. Ir aos supermercados está sendo um pesadelo. O dinheiro do trabalhador fica todo lá e ele chega em casa com a sacola vazia. 

Fica a pergunta:

Ontem foi celebrado o Dia do Trabalhador. Realmente o trabalhador brasileiro tem o que comemorar? 

 

Por Edmar Soares

Comentários