Coerência - Jornal Fato
Artigos

Coerência

É um substantivo feminino de ligação de um conjunto de ideias em harmonia entre os fatos com o resultado lógico


Foto: Britannica Escola

É um substantivo feminino de ligação de um conjunto de ideias em harmonia entre os fatos com o resultado lógico. Parece até aula de Língua Portuguesa, né? Mas é equilibrar razão e emoção.

"Me apaixonei pelo o que eu inventei de você...", já dizia Marília Mendonça, mas isso não é nada coerente, afinal você idealiza essa pessoa e ela não é nada do que se apresenta a você e numa carência emocional não deixa ir o que não te faz bem.

Quando não me conheço, não tenho foco, objetivos, aceito situações desconfortáveis e lugares que não me cabe e comportam os meus sonhos. Quando não tenho coerência entre a fala e as atitudes, eu digo "sim" quando é preciso falar "não" deixando pessoas tomarem as rédeas da minha vida. Por exemplo: um amigo te convida para um "role" e você está sem dinheiro pra isso, aí você aceita o convite, passa o cartão e, pronto, mais uma dívida pra conta.

Outro exemplo: eu estou num relacionamento que já não faz sentido, mas insisto em permanecer nele mesmo me fazendo mal por uma dependência ou para agradar o outro, automaticamente eu me anulo e deixo de lado o que a minha razão sabe que é para fazer.

Viu como é importante alinhar nossa fala com atitude - razão e emoção?

Coerência vai além de ser matéria que cai em concurso público; é matéria para pôr em prática no dia a dia. Faça suas escolhas com coerência e seja feliz.

 

Pâmela Gualandi

Email: [email protected]

 

 

Comentários