Baleias-jubarte chegaram ao mar capixaba - Jornal Fato
Turismo

Baleias-jubarte chegaram ao mar capixaba

Projeto Baleia Jubarte celebra o início da temporada 2024 com expectativas de 35 mil baleias na costa do Espírito Santo


- Foto: Projeto Baleia Jubarte

Já começou o período de visitação das baleias-jubarte no Estado. De acordo com levantamento do Projeto Baleia Jubarte, em 2022, mais de 30 mil baleias passaram pela costa do Brasil, grande parte avistadas aqui no Espírito Santo. Para este ano, a expectativa é ainda maior: cerca de 35 mil baleias devem ser avistadas na costa capixaba.

Para marcar o início das atividades de observação desses gigantes do mar, a Instituição promove uma série de ações especiais. A base dessas atividades são as pesquisas realizadas durante a presença das baleias-jubarte no litoral brasileiro pelo Projeto Baleia Jubarte.

"As jubartes vêm ao nosso litoral entre os meses de junho a outubro para acasalar e, somente em novembro, elas retornam para as águas subantárticas. Com o trabalho de conservação ambiental e sensibilização promovido pelo Projeto conseguimos tirar esse animal fantástico do risco de extinção e tornar a observação dos mesmos uma forma de turismo ecológico, gerando renda e empregos sem prejudicar a fauna marinha", comemora Paulo Rodrigues, coordenador do Projeto no Espírito Santo, que ainda complementa que existe uma grande expectativa para esta temporada, já a tendência é avançar para 35 mil nessa contagem.

Todo ano, entre junho e novembro, grupos de baleias-jubarte deixam as águas congelantes da Antártida rumo às águas amenas do litoral do Espírito Santo para fins reprodutivos. O mais recente cruzeiro de pesquisa na costa de Vitória, realizado pelo Projeto Baleia Jubarte, que é patrocinado pela Petrobras, constatou a maior quantidade de grupos de baleias da temporada reprodutiva de 2022. De acordo com Paulo Rodrigues, o resultado da excursão de monitoramento da distribuição e comportamento das jubartes indica a possibilidade de realização de cruzeiros turísticos de observação de baleias.

"Dez baleias foram monitoradas somente no trecho de mar em frente à Vitória, além da ocorrência de outros grupos no entorno e outras duas espécies de golfinhos", conta Paulo.

O turismo de observação de baleias e golfinhos, ou whale watching, que a cada ano vem ganhando força no Espírito Santo, é praticado em mais de 100 países e territórios. Vale destacar que, por meio de atividades de capacitação, acompanhamento, parcerias e promoção, o Projeto ajuda a desenvolver o whale watching no Brasil como ferramenta de conservação e de desenvolvimento sustentável. Este ano, 3 agências e 8 guias de turismo foram capacitados pelo Projeto Baleia Jubarte em Vitória.

 

Conheça mais o Projeto Baleia Jubarte

Para quem deseja conhecer mais sobre as baleias e o trabalho de preservação da vida marinha desenvolvido pelo Projeto, é possível fazer uma visita ao Espaço Baleia Jubarte, localizado em Vitória.

A visita monitorada pode ser realizada de terça a domingo, das 9h às 17h e o ingresso custa R$10,00. A visita guiada é gratuita para escolas públicas, devendo ser agendada previamente junto à administração do Projeto.

Onde fica: Praça do Papa, s/n - Enseada do Suá

Aberto: Terça a domingo, das 09h às 17h

Contato: (27) 9 8825 0440 | 3022 6691 | [email protected]

Ingresso: R$ 10,00

 

História

Atuando há mais de 35 anos na pesquisa e conservação das baleias-jubarte e do ambiente marinho no Brasil, o Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal, integra a Rede BIOMAR juntamente com outros projetos patrocinados pela empresa (Projeto Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil), que atuam de forma integrada na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. O Projeto Baleia Jubarte é realizado pelo Instituto Baleia Jubarte a partir de suas sedes na Praia do Forte e em Caravelas, Bahia, em Vitória, no Espírito Santo, e em Ilhabela, São Paulo. Por meio deste projeto são realizadas ações de pesquisa científica, turismo responsável, ações de educação ambiental, bem como atividades de conservação que tem contribuído para o sucesso da recuperação da população de jubartes do atlântico sul ocidental. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas em www.facebook.com/projetobaleiajubarte, www.instagram.com/projetobaleiajubarte e em www.baleiajubarte.org.br.

Comentários