Sesa confirma mais 2 mortes por dengue e ES totaliza 4 óbitos em 2024 - Jornal Fato
Saúde

Sesa confirma mais 2 mortes por dengue e ES totaliza 4 óbitos em 2024

Conforme dados divulgados no 7º boletim epidemiológico, desta quinta-feira (22), os casos fatais são de Laranja da Terra (01) e Sooretama (01).


- Foto: Ilustrativa.

Mais dois capixabas perderam a vida após contrair dengue no Espírito Santo. Só nestes dois primeiros meses do ano, quatro mortes foram registradas pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

Conforme dados divulgados no 7º boletim epidemiológico, desta quinta-feira (22), os casos fatais são de Laranja da Terra (01) e Sooretama (01). Eles ocorreram entre os dias 11 e 17 deste mês.

Neste período, foram notificados 25.276 casos de dengue no Espírito Santo com incidência de 621,94 casos por 100 mil habitantes. No total, 25.276 casos de dengue foram registrados no Estado neste ano.

Outras duas mortes já tinham sido confirmadas nos dois boletins anteriores. Uma em Linhares, entre os dias 28 de janeiro e 03 de fevereiro. E outra em Laranja da Terra entre os dias 4 e 10 de fevereiro. 

A Sesa explica que o Ministério da Saúde considera três níveis de incidência acumulada das quatro últimas semanas dos casos de dengue: baixa (menos de 100 casos/100 mil habitantes), média (de 100 a 300 casos/100 mil habitantes) e alta (mais de 300 casos/100 mil habitantes).

A taxa de incidência é um importante indicador de alerta e ajuda a orientar as ações de combate à dengue.

Os municípios do Sul do Estado com incidência alta de casos nas últimas quatro semanas são, Apiacá, Alegre, Jerônimo Monteiro, Bom Jesus do Norte, Atílio Vivácqua, São Jose do Calçado, Mimoso do Sul, Muqui, Castelo e Irupi.

 

Como se prevenir:

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

- Tirar água dos pratos de plantas;

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d'água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

 

 

 

 

 

Comentários