Santa Casa forma segunda turma de residência médica - Jornal Fato
Saúde

Santa Casa forma segunda turma de residência médica

Desde 2017, trata-se de um momento importante, sendo a pedra fundamental para o desenvolvimento do ensino no hospital.


Os alunos da segunda turma de residência médica da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro concluíram o curso e se formaram na noite desta sexta-feira (5). A cerimônia aconteceu no auditório da instituição e reuniu médicos e familiares dos formandos.
 
Ao todo, seis médicos concluíram a especialização. Na turma de Clínica Médica formaram Carlos Alberto Marques Arêdes, Vinicius Modolo Conti e Tallyta Matos de Miranda Alvim.
 
Já na turma de Cirurgia Geral finalizaram a formação Bruno Vasconcellos Rodrigues, Fernanda Carlina Costa de Oliveira e Roberta Lima Stauffer.
 
Para o diretor de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, Raphael Luzorio, a participação dos médicos no hospital se tornou fundamental para a assistência aos pacientes.
 
" É  uma alegria imensa para nós formar a segunda turma de médicos residentes e fazer com que esses jovens saiam daqui mais capacitados para exercer a profissão que escolheram", destacou.
 
Para ele, a Residência Médica virou um dos pilares importantes para o hospital. "Hoje eles atuam também no pronto-socorro e na UTI. Então se tornou uma base muito sólida para o corpo clínico da instituição".
 
Escola
 
O orador da turma, Vinicius Conti, lembrou que  ele e os colegas tiveram um grande aprendizado na Santa Casa.
 
"O sentimento agora é de vitória. Esse é um dia muito especial para todos nós. Essa residência aqui foi uma escola. Não teve um dia, uma hora ou um minuto em que não aprendemos alguma coisa nesses dois anos. Então a gente agradece muito à instituição pela acolhida que tivemos aqui".
 
Em 14 de dezembro de 2017, a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim recebeu pela primeira vez autorização do Ministério da Educação (MEC), por meio da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), para o credenciamento de dois programas: Clínica Médica (Parecer 1149/2017) e Cirurgia Geral (Parecer 1164/2017). Este foi um importante marco na instituição, sendo a pedra fundamental para o desenvolvimento do ensino no hospital.

Comentários