Roxo e laranja: as cores que definem campanhas durante fevereiro - Jornal Fato
Saúde

Roxo e laranja: as cores que definem campanhas durante fevereiro

Por isso, é importante manter os exames sempre atualizados e, em caso de sintomas, não deixe de procurar ajuda profissional. 


Do branco para o roxo e laranja! Com a mudança de mês, fevereiro traz consigo duas cores que remetem as importantes campanhas de conscientização e combate a diversas doenças. São essas: lúpus, alzheimer, fibromialgia e leucemia. 

O lúpus é uma doença autoimune inflamatória que pode afetar diversos órgãos e tecidos, causando sintomas como febre, dor nas articulações, fadiga e entre outros sintomas. 

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, que foi descrita pela primeira vez em 1906. Causada pela morte de células cerebrais, se apresenta como demência ou perda de funções cognitivas, tais como a memória, a linguagem e a orientação, por exemplo. Está associada a pessoas com idade mais avançada, mas pode ocorrer de forma prematura. 

Já a fibromialgia é uma síndrome cujos sintomas são dor em todo o corpo, fadiga, sono reparador, alterações intestinais e até na memória e atenção. 

Essas três primeiras doenças fazem parte da campanha "Fevereiro Roxo", que apesar de serem patologias diferentes, carregam consigo uma semelhança: não tem cura! Por isso, a campanha visa incentivar o diagnóstico precoce, para que as pessoas que convivem com essa doença possam ter qualidade de vida. 

Além disso, tem também a campanha Fevereiro Laranja, com o objetivo não só de conscientizar a população sobre sobre o diagnóstico precoce da leucemia, mas também de dar visibilidade a importância da doação de medula óssea. A leucemia é uma doença cuja característica é o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. Existem mais de 10 tipos de variações da doença. 

Entre os sinais que podem detectar a leucemia estão, por exemplo,  palidez, cansaço, febre, aumento de gânglios, hematomas, petéquias e sangramentos inexplicáveis,  entre outros. 

Por isso, é importante manter os exames sempre atualizados e, em caso de sintomas, não deixe de procurar ajuda profissional. 

Já para a doação de medula óssea, os interessados, no Espírito Santo, podem buscar orientações e realizar cadastro em um dos hemocentros do estado. Confira a lista abaixo:

- Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)

Tel. 3636-7920/7921 - Avenida Marechal Campos, nº 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e aos sábados das 7h às 17h.

- Unidade de Coleta da Serra

Tel. 3338-7373 - Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30.

- Hemocentro de Linhares

Tel. (27) 3171-4361 - Avenida João Felipe Calmon, nº 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

- Hemocentro Regional de Colatina

Tel. (27) 3177-7930 - Rua Cassiano Castelo, s/nº, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

- Hemocentro Regional de São Mateus

Tel. (27) 3767-4135 - Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

Comentários