Mutirão de cirurgias vai atender população sulina - Jornal Fato
Saúde

Mutirão de cirurgias vai atender população sulina

Serão contemplados os 26 municípios que compõem a macrorregião Sul, representando aproximadamente 670 mil pessoas assistidas


Governador anuncia oferta de mais de 15 mil procedimentos oftalmológicos na região sul do Estado - Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, sábado, nos municípios de Alegre e Marataízes, para anunciar a oferta de mais de 15 mil procedimentos oftalmológicos na região sul. A previsão é que sejam realizadas 4.056 consultas, 8.970 exames e 2.946 cirurgias nos próximos três meses, com investimento do Governo do Estado na ordem de R$ 2,57 milhões. Serão contemplados os 26 municípios que compõem a macrorregião Sul, representando aproximadamente 670 mil pessoas assistidas.

Para ter acesso aos procedimentos oftalmológicos ofertados pelo Governo do Estado na Região Sul de Saúde, o cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência para ser avaliado pelo médico. Os pacientes que já possuem a solicitação e aguardam o agendamento, serão contatados nos próximos dias e receberão mais informações sobre o seu procedimento.

A ação faz parte do Programa Saúde Fácil, que tem o objetivo de reduzir a demanda reprimida, dando celeridade aos atendimentos especializados. O Estado já disponibiliza serviços de oftalmologia mediante contratualização da Sesa com o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI).

 

Agendamento on-line de exames

A realização de exames para covid-19 (RT-PCR) no Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), no bairro Baiminas, em Cachoeiro, agora pode ser agendada pela internet, por meio da plataforma Acesso Cidadão (acessocidadao.es.gov.br). Não é necessário ter sintomas da doença. No sistema, foram disponibilizados horários no período das 8h às 15h, de segunda a sexta e serão atendidos até 20 pacientes por dia. Os resultados são liberados em até 48 horas, na própria plataforma, pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES).

 

Dose de reforço antecipada

No Espírito Santo, o intervalo entre a segunda e a terceira dose da vacina contra a Covid-19 foi reduzido de seis para cinco meses, para os trabalhadores da saúde. Em Cachoeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) orienta aos que já cumpriram esse prazo, que busquem a dose de reforço até hoje. Para essa dose de reforço, é usada a vacina da Pfizer - independentemente do imunizante aplicado nas primeiras duas doses - e a aplicação é feita nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu, de segunda a sexta, das 8h às 15h.

Comentários