HIFA alerta para superlotação em Pronto Atendimento e Pronto Socorro Infantil - Jornal Fato
Saúde

HIFA alerta para superlotação em Pronto Atendimento e Pronto Socorro Infantil

A recomendação é que só busque estes serviços em situações de extrema necessidade.


- Foto: Divulgação

Com o objetivo de orientar a população, o HIFA esclarece que devido ao período pós-férias e carnaval, aumentaram os casos de gastroenterite, dengue, sintomas respiratórios leves, entre outras doenças. Com isso, o Pronto Atendimento e Pronto Socorro Infantil estão operando acima da sua capacidade instalada, mesmo com a contratação de médicos em escala extra, o que pode ocasionar aumento do tempo de espera.

Segundo o médico pediatra e Coordenador do PAI/PS do HIFA, Josemar Simões Carrêro, a instituição segue o Protocolo de Manchester para a priorização dos atendimentos. "Sempre os pacientes mais graves são atendidos primeiro. Nos últimos dias, os pacientes de baixa complexidade (verdes), que formam a maioria, precisaram esperar média de três horas. Esse tempo é aceitável pelos protocolos internacionais para atendimentos de dessa complexidade", explicou.

A recomendação é que só busque estes serviços em situações de extrema necessidade. Já em caso de sintomas leves, o indicado é procurar atendimento médico nos Postos de Saúde, Programas de Saúde da Família (PSF) e Unidades Básicas de Saúde.

Comentários