Em vídeo prefeita de Guaçuí confirma primeiro caso de coronavírus - Jornal Fato
Saúde

Em vídeo prefeita de Guaçuí confirma primeiro caso de coronavírus

De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, da Semus, trata-se de um profissional da saúde, com pouco mais de 30 anos, morador do centro da cidade


A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Guaçuí informa que, na manhã desta terça-feira (21), foi confirmado o primeiro caso de Covid-19 no município. Até esta segunda-feira (21), Guaçuí tinha 13 casos notificados, sendo que sete foram descartados por laboratório e seis casos suspeitos permaneciam aguardando resultado. E nesta terça, um destes seis foi confirmado para contaminação por Coronavírus.

De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, da Semus, trata-se de um profissional da saúde, com pouco mais de 30 anos, morador do centro da cidade e que já estava em isolamento em sua residência, desde que apresentou sintomas. Os profissionais de saúde são os que estão mais vulneráveis à contaminação, principalmente, num município como Guaçuí que é referência regional, tanto para atendimento no Pronto Socorro como para internações e isolamento, seja em UTI ou enfermaria. Contudo, os casos graves são transferidos para a Santa Casa de Cachoeiro, referência para Covid-19 no sul do Estado.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Sueli Valéria Moreira, os procedimentos de isolamento social do paciente, que já estavam sendo tomados, foram intensificados. "Os profissionais de saúde estão mais expostos e, por isso, acompanhamos todos os procedimentos, junto com a Santa Casa de Guaçuí, sobre a prevenção, e todos seguem uma orientação rígida sobre equipamento de proteção individual, no trabalho, e de higienização quando chegam em suas residências, permanecendo em isolamento de suas famílias em casa, tomando todos os cuidados com roupas, calçados, para evitar riscos", explica.

 A prefeita Vera Costa gravou vídeo para anunciar a confirmação do caso de Covid-19 e também para pedir que as pessoas sigam as medidas de prevenção

No sábado (18), o Governo do Espírito Santo anunciou a adoção de um Mapa de Gestão de Risco para estabelecer medidas qualificadas em cada município no combate ao novo Coronavírus (Covid-19). O mapa leva em consideração o número de casos registrados e os municípios estão divididos em três grupos de risco (Baixo, Moderado e Alto). Guaçuí foi classificado como Risco Baixo e assim continua, mesmo com esse caso confirmado, já´que permanece abaixo do coeficiente estipulado que é de 23 casos por 100.000 habitantes, o que dá 0,00023.

Contudo, a prefeita Vera Costa gravou vídeo para anunciar a confirmação do caso de Covid-19 e também para pedir que as pessoas sigam as medidas de prevenção estipuladas pelo Mapa de Gestão de Risco, principalmente, o uso de máscaras. "Se você puder, fique em casa, mas se precisar sair, use máscara e siga todas as medidas de prevenção", disse, destacando que o isolamento e o distanciamento social são as maneiras mais eficientes de evitar a contaminação.

Medidas a serem seguidas

Por estar classificado como Risco Baixo, o comércio de Guaçuí voltará a funcionar, nesta quarta-feira (22), com todos os estabelecimento podendo abrir das 10 às 17 horas e mantendo a média de um cliente para cada 10 metros quadrados (m²), com os funcionários utilizando máscaras, obrigatoriamente, e sendo observado o distanciamento social nas filas (pelo menos um metro de distância entre cada pessoa). Supermercados, bares, lanchonetes, academias, reuniões públicas, cultos religiosos, teatro, biblioteca e atividades esportivas continuam com as orientações já especificadas em decretos publicados pelo estado e município.

Ao mesmo tempo, a população deve manter isolamento social (principalmente as pessoas que fazem parte do grupo de risco) e quem sair para a rua, o distanciamento social (para todos os casos). Essas pessoas ainda devem usar máscaras e manter a higiene, lavando as mãos com água e sabão ou utilizando álcool em gel, sempre que possível. E quando voltarem para casa, seguir as mesmas medidas de higiene, se possível, tomando um banho e colocando a roupa para lavar.

No transporte público, as empresas têm que manter a higienização de veículos em nível Covid-19, providenciar a proteção obrigatória para tripulação (máscaras, álcool e luvas), instalar dispositivos de álcool em gel nos terminais e manter o distanciamento entre pessoas em filas para embarque. E a Prefeitura irá realizar o monitoramento de casos suspeitos e infectados, além de instalar o Sistema de Comando de Operações, assim como elaborar o plano de contingência e realizar barreiras sanitárias.

A população também pode colaborar, denunciando o descumprimento dessas medidas e orientações. A denúncia pode ser feita, apenas por mensagens, pelo telefone (28)99923-9942.

Comentários