Acontece hoje I Simpósio Sul Capixaba de Radioablação - Jornal Fato
Saúde

Acontece hoje I Simpósio Sul Capixaba de Radioablação

Evento tem apoio do Hospital Evangélico, único hospital do Sul do ES a realizar a técnica


Rogério Dardengo, médico cirurgião do aparelho digestivo - Foto: divulgação

Neste sábado (29), o médico o cirurgião do aparelho digestivo e hepatobiliopancreatico Rogério Dardengo, com apoio do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) promove o I Simpósio Sul Capixaba de Radioablação de Tumores Hepáticos.

O evento pretende divulgar amplamente um método que é comumente usado em metástases de tumor colorretal e em carcinoma hepatocelular, também conhecido como CHC, que é o tumor primário de fígado.

"Cada vez mais estamos tratando os pacientes oncológicos com mais qualidade. Hoje com a evolução da medicina, já existem esses métodos minimamente invasivos que nos permitem tratar cada vez mais pacientes, aumentando a sobrevida e o conforto dos mesmos", comenta o cirurgião.

O método consiste em posicionar uma agulha através de uma punção na pele do abdome do paciente até o interior do tumor guiado por imagens de ultrassonografia ou tomografia computadorizada. A agulha é conectada a uma fonte de energia que gera calor, promovendo a destruição do tumor. Não são necessários cortes ou qualquer tipo de incisão e em pouco tempo, o paciente tem alta hospitalar.

"É a primeira vez que estamos promovendo um evento como esse aqui e como é um procedimento relativamente novo, o nosso principal objetivo é informar sobre a sua existência uma vez que alguns médicos podem não saber que ele existe ou mesmo que é feito em Cachoeiro já há 4 anos no HECI", conta o cirurgião.

Muitas vezes o paciente é encaminhado a outro serviço em outra cidade, gerando um transtorno desnecessário para o paciente e seus familiares. No Espírito Santo, somente o Hospital Evangélico e Vitória realizam esse procedimento.

 

Simpósio

O evento, que acontece no auditório do Hotel Bristol, em Cachoeiro, contará com a participação de técnicos da empresa SurgicalLine, mostrando o equipamento usado no procedimento e explicando a sua evolução através dos tempos. Em seguida, o médico radiologista e coordenador do setor de imagem do HECI Fábio Bortolini vai mostrar a visão deste profissional diante ao nódulo hepático.

A gastroenterologista especialista em fígados AlzimaraHermely vai falar sobre o Nódulo Hepático no paciente hepatopata, abordando quando poderia ser encaminhado para a radioblação, para o transplante ou cirurgia. E o próprio Dr. Rogério Dardengo vai explicar os aspectos teóricos do procedimento e discutir casos reais realizados no HECI.

 

Comentários