Madre Gertrudes de São José, da Congregação de Cachoeiro, é celebrada hoje - Jornal Fato
Religião

Madre Gertrudes de São José, da Congregação de Cachoeiro, é celebrada hoje

Após passagens em outras cidades do interior do país, Gertrudes chegou a Cachoeiro de Itapemirim, onde deu início a uma nova congregação religiosa


- Foto Divulgação/Diocese de Cachoeiro

Dia 07 de agosto é uma data muito especial para as Irmãs de Jesus na Eucaristia Congregação Religiosa fundada em Cachoeiro de Itapemirim e administradora do Colégio Jesus Cristo Rei (CREI). Nesta manhã, uma Santa Missa foi realizada no auditório do CREI em homenagem ao nascimento e falecimento de Madre Gertrudes de São José, fundadora da Congregação. 

Nascida em 07 de agosto de 1876 (Sondrio - Itália) e falecida em 07 de agosto de 1962 (Cachoeiro de Itapemirim), Madre Gertrudes chegou ao Brasil ainda muito jovem, sempre instigada por uma motivação missionária. Após passagens em outras cidades do interior do país, Gertrudes chegou a Cachoeiro de Itapemirim, onde deu início a uma nova congregação religiosa.

"A minha causa é a causa dos pobres, dos enfermos, das crianças e dos jovens". Uma frase clássica de Madre Gertrudes, mencionada pela Irmã Ercy Baiense da Fonseca. A religiosa, nascida em Presidente Kennedy e que atualmente está em missão no vale do Jequitinhonha (MG), contou o que Madre Gertrudes representa para ela:

"Madre Gertrudes é uma mulher inspiradora e contagiada por Deus, que testemunhou e guardou a fé. Basta analisarmos: Mesmo com uma vida estruturada na Itália, ela embarcou no navio para 'criar raízes' no Brasil, onde sentia que Deus a chamava para fundar uma congregação, 'genuinamente brasileira', como dizia, que atendesse os pobres e acolhesse as jovens pobres. Uma mulher sem preconceitos, que não fazia distinção das pessoas. Seu exemplo me fortalece, me estimula e me leva adiante."

Seu exemplo de força e fé é uma inspiração à todas as religiosas, como conta a Irmã Geny Collodetti. "Madre Gertrudes me inspira na fé profunda, um exemplo de confiança incondicional na Providência Divinal, entusiasmo e ardor missionários, determinação e ousadia profética ante as dificuldades e desafios que o novo e o diferente oferecem. Uma mulher que sempre teve uma visão ampla, verdadeiro exemplo de motivação."  

 

Irmãs Missionárias:

O Sonho e Madre Gertrudes, de uma Congregação "tipicamente brasileira", foi realizado. Da mesma forma, o seu outro desejo, de que ela fosse além e chegasse a outros países.

Atualmente as irmãs de Jesus na Eucaristia possui duas comunidades missionárias em Angola, no continente africano. Elas ficam situadas em Cassualala, na Diocese de Dundo, e na capital Luanda. São comunidades formadores com aspirantes, noviças e postulantes.

 

Comentários