Governador saúda Dom Dario Campos como novo Arcebispo de Vitória - Jornal Fato
Religião

Governador saúda Dom Dario Campos como novo Arcebispo de Vitória

Amigos de longa data, o governador saudou o religioso e destacou a importância do trabalho conjunto entre o Governo e a Igreja Católica


Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, na manhã deste sábado (5), da missa de posse do novo Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, na Catedral Metropolitana da Capital. A primeira-dama, Maria Virgínia, a vice-governadora Jacqueline Moraes e o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, também prestigiaram o evento.

Amigos de longa data, o governador saudou o religioso e destacou a importância do trabalho conjunto entre o Governo e a Igreja Católica nas comunidades carentes do Estado. 

"Primeiro temos que agradecer ao Dom Luiz que teve muita liderança, foi muito atuante em diversas comunidades da Região Metropolitana. Receber o Dom Dario é muito bom, um homem de muita fé e tenho certeza que fará um trabalho de aproximação cada vez mais forte da Igreja Católica com as comunidades", afirmou o governador. 

Casagrande fez questão de citar o local da primeira celebração do novo Arcebispo, na região do Bairro da Penha. "Isso mostra como ele vai colocar a Igreja Católica como um instrumento de paz. Vai fazer um trabalho que coincide com o de nosso governo. Estarei totalmente à disposição em apoiar as iniciativas da Igreja e tenho certeza que ele também nos apoiará no trabalho que faremos nas comunidades carentes do nosso Estado", adiantou. 

Aos 70 anos, Dom Dario é franciscano da Ordem dos Frades Menores, veio da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e é o quarto arcebispo de Vitória. Dom Dario Campos agradeceu o convite do Papa Francisco e falou aos capixabas pela primeira vez como Arcebispo de Vitória, que abrange 15 municípios. 

"Obrigado, Dom Luiz! Sua missão foi comprida e concluída com êxito. Ao receber o convite do Papa Francisco enviei uma mensagem que dizia: Santo Padre, meu voto está dentro da validade e aceito caminhar com essa Arquidiocese e aqui estou para pastorear esse querido rebanho", disse Dom Dario, que ressaltou os desafios à frente da Arquidiocese de Vitória. 

"Que continuemos a trilhar no caminho proposto pelo Papa Francisco, sendo uma igreja que se dirija às periferias. Nos empenharemos na construção da casa comum para uma comunidade mais justa. Que a violência seja combatida com políticas públicas inclusivas e que recomponha os tecidos sociais dilacerados por escolhas equivocadas. Para que tudo isso aconteça é necessário o diálogo, a reflexão e o comprometimento", finalizou.

 

Perfil 

Dom Dario Campos é franciscano da Ordem dos Frades Menores. Nasceu em 9 de junho de 1948, em Castelo (ES). Sua ordenação episcopal foi em 26 de setembro de 2000, em Belo Horizonte (MG), após ser nomeado bispo coadjutor de Araçuaí (MG). Dom Dario tornou-se bispo titular em 2001, permanecendo até 2004 na diocese do norte de Minas, quando foi nomeado bispo de Leopoldina (MG). Ele tomou posse na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim no dia 10 de julho de 2011. Seu lema episcopal é "Nas tuas Mãos".

Comentários