Festa da Penha: "Precisamos ser mais comprometidos com o Evangelho", diz padre - Jornal Fato
Religião

Festa da Penha: "Precisamos ser mais comprometidos com o Evangelho", diz padre

As palavras são do padre Ponciano Petri durante a homilia motivaram os leigos presentes na Missa do quarto dia do Oitavário.


- Foto: Fernando Ribeiro/Festa da Penha

"Deixemos todos sermos alcançados pelo ressuscitado e nos colocarmos à disposição do seu serviço, da missão que é Dele. Sem medo, sem rancor, sem tristeza, porque a luz vai adiante, nós somos seguidores". As palavras são do padre Ponciano Petri durante a homilia motivaram os leigos presentes na Missa do quarto dia do Oitavário da 453ª edição da Festa da Penha. A celebração, realizada na tarde desta quarta-feira (12), no Campinho do Convento da Penha, foi presidida pelo padre Álvaro Augusto Negromonte Pereira, reitor do Santuário Nacional São José de Anchieta, situado no sul do Espírito Santo. 

Para Ponciano, é preciso que sejamos mais comprometidos com o Evangelho, com a ressurreição do Senhor que nos traz alegria e nos dá o sentido da vida. Ele fez uma reflexão sobre o  papel do leigo na obra de evangelização da igreja durante a Missa, que foi realizada pela Área Pastoral Benevente.
 
A homilia foi feita com base no Evangelho de Lucas, versículo 24, que relata o encontro de Jesus, já ressuscitado, com dois discípulos, a caminho de Emaús. Sem reconhecer o Mestre, os discípulos lamentam com o desconhecido. "Acreditavam em um Jesus poderoso, acreditavam em um Jesus que triunfaria sobre todas as autoridades político-religiosas de Jerusalém. Deixaram-se seduzir por um Jesus que não era o que estava diante deles e que caminhava com eles", enfatizou padre Ponciano Petri.

O coração dos discípulos se transformou quando o desconhecido partilhou o pão com eles e, enfim, reconheceram Jesus, que em seguida desapareceu diante deles. Agora não precisavam mais ver, não precisavam de provas, então abandonam o caminho de Emaús e retornam a Jerusalém para testemunhar o que tinham visto. Jesus não deixou que o encontrassem no túmulo, como algumas mulheres e discípulos desejavam, "mas é preciso buscar novos horizontes para que o Senhor se deixe encontrar", orientou padre Ponciano.

"Somente Jesus pode dirigir uma palavra que vai deixar o coração de cada um transformado", ressaltou. E continuou: "Somente Jesus vivo, ressuscitado em nosso meio, pode nos dar a oportunidade de sermos alcançados por Ele". Nessa experiência, enfatizou, não cabe mais ficar longe da comunidade e do testemunho, é preciso obedecer ao mandamento de Jesus: ide e anunciai o Evangelho. "Somos convidados a descer as ladeiras do Convento da Penha para nos encontrarmos com outros irmãos e irmãs para professar a nossa fé".

Em seguida convidou toda a comunidade a rezar e agradecer a Deus pelos dons colocados a serviços de todos os leigos e leigas. "Comunidade de muita importância para a nossa igreja, homens e mulheres dedicados, competentes, alegres, cheios de esperança, que colocam seus dons a serviço. Muitas vezes deixando suas famílias, deixando seus problemas de lado, para colocar-se a serviço do ressuscitado. E a palavra do ressuscitado que preenche a vida de cada um de nós, é Ele quem dá sentido à nossa vocação", ressaltou.


O que é um leigo

O sentido da vida, para muitos, é o trabalho na e para a igreja. São os chamados leigos, mulheres e homens, pessoas que não fazem parte do clero, não são ordenadas nem estão incluídas na hierarquia eclesiástica. Mas, participam efetivamente das atividades da igreja e, em sua comunidade, se dedicam a funções diversas, como a catequese, a atenção aos menos favorecidos, ou ainda como ministros extraordinários da Sagrada Eucaristia ou da liturgia. Participam também dos conselhos pastorais e econômicos de suas paróquias.

O chamado que atenderam foi o tema da missa desta quarta-feira, dentro do tema central da Festa da Penha deste ano, que é "Com Maria Chamados a Servir". A cerimônia foi conduzida pela Área Pastoral Benavente, que possui 11 paróquias, localizadas nos municípios de Alfredo Chaves, Anchieta e Guarapari.

Para ficar por dentro de todas as notícias da Festa da Penha e a programação completa do evento, que começou no domingo (9) e vai até o próximo dia 17, basta seguir o perfil oficial nas redes sociais @festadapenhaoficial - Facebook e Instagram.

A Festa da Penha está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. É uma realização da Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha, e correalização da Prefeitura de Vila Velha. 

Comentários