Domingo de Ramos é celebrado pelos católicos no Sul do Espírito Santo - Jornal Fato
Religião

Domingo de Ramos é celebrado pelos católicos no Sul do Espírito Santo

Na Catedral de São Pedro, em Cachoeiro, as celebrações acontecem nesta quinta-feira (6), com a missa dos Santos Óleos, às 9h.


A tradicional celebração do Domingo de Ramos abriu a programação da Semana Santa neste domingo (2) na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. No Ginásio Estadual da Escola João Bley, no bairro São Miguel, em Castelo, a missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa.

A celebração iniciou na Praça da Matriz, onde foram abençoados os ramos. Em seguida, os fiéis caminharam até o ginásio, dando continuidade à celebração eucarística. Durante a homilia, Dom Luiz lembrou que o Domingo de Ramos é o dia em que a Igreja Católica no Brasil faz a coleta para a Campanha da Fraternidade, que neste ano reflete a fome no país. Dom Luiz Fernando também falou da necessidade de sermos Cristãos Discípulos Missionários, atendendo ao pedido de Jesus: "Pegue a sua cruz e me siga".

Para os católicos, o Domingo de Ramos abre a Semana Santa. A celebração acontece uma semana antes da Páscoa e recorda a entrada de Jesus em Jerusalém. Nela, são abençoados os ramos que os fiéis utilizam para enfeitar as casas. Durante a semana outras celebrações serão realizadas, como a Ceia do Senhor, a Liturgia da Paixão e a Vigília Pascal.

Na Catedral de São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim, as celebrações acontecem nesta quinta-feira (6), com a missa dos Santos Óleos, às 9h. Já às 19h30 haverá Missa Solene da Ceia do Senhor, Lava-Pés e na sexta-feira (7), às 17h, celebração da Paixão. Já no sábado (8), acontece celebração da Vigília Pascal, também às 20h com Dom Luiz Fernando Lisboa e, no domingo (9), as diversas celebrações de Páscoa, nos horários dominicais.

Comentários