ES tem "Alerta Laranja" de chuvas nos próximos dias - Jornal Fato
Previsão do Tempo

ES tem "Alerta Laranja" de chuvas nos próximos dias

Com a chuva frequente e volumosa, os transtornos podem voltar a acontecer em diversas áreas do país. 


Os meteorologistas da Climatempo alertam para a formação de um novo corredor de umidade que vai favorecer a ocorrência de bastante chuva em áreas do Brasil entre quinta(17) e domingo(20).  Este sistema, a  Zona de Convergência do Atlântico Sul, vai atingir áreas do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte da Bahia.

Com a chuva frequente e volumosa, os transtornos podem voltar a acontecer em diversas áreas do país. 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Boa Vista, Palmas, São Luís, Teresina e Salvador

Alerta especial: perigo de temporais e chuva volumosa no interior do Norte/Noroeste do RJ, na Zona da Mata Mineira, na Grande Belo Horizonte e região das Cidades Históricas (MG)

Alerta para temporais: no centro-norte do RJ, no sul do ES, no sul do Vale do Rio Doce,  o centro e oeste de MG, no DF, em GO (exceto no sul do estado), no leste/nordeste de MT,  no centro, oeste e norte de RO, região de Lábrea (sul do AM), no leste e norte do AM, no leste do AC, no centro, oeste e norte de RO, no PA, AP, TO, MA, sul do PI.

Atenção para chuva moderada a forte e raios, de forma isolada: leste do PR (inclui Curitiba), sul, centro, leste e norte de SP (inclui Grande SP), centro-sul do RJ (inclui Rio de Janeiro), Sul de MG, Triângulo Mineiro, norte e leste de MG, centro e norte do ES (inclui Vitória), sul de GO, sul, centro, oeste e noroeste de MT, centro, sul e oeste do AM, centro-oeste do AC, centro-oeste e norte do PI (inclui Teresina), centro, oeste e sul da BA.  

Atenção: ar muito seco, com umidade relativa do ar entre 20% e 30% interior do RS, no centro, sul e oeste de SC, sul e oeste do PR, oeste e sul de MS

download (69)

 

Regiões como Minas Gerais, interior e litoral norte do Rio De Janeiro, devem registrar  grandes volumes de chuva neste período. Nos primeiros dias de atuação, a ZCAS também provoca chuva volumosa no Espírito Santo, mas no fim de semana, (19 e 20), a chuva tende a diminuir.

O tempo segue carregado e com bastante chuva entre Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, sudoeste da Bahia, Rondônia, Tocantins e Amazonas.

É comum tantos eventos de ZCAS em pouco tempo?

A Zona de Convergência do Atlântico Sul, mais conhecida como ZCAS, é o principal sistema meteorológico do verão no Brasil, responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa sobre parte das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

Só neste verão, estação que começou em 21 de dezembro de 2021,  já houve registro de 5 episódios de ZCAS sobre o Brasil. Com esta nova prevista a partir de quinta(17), serão 6 episódios em um curto período de tempo.

As engrenagens atmosféricas da ZCAS

O que explica a maior quantidade de eventos de ZCAS no verão 2021/2022 é a temperatura da água do oceano Atlântico abaixo do normal, na porção entre a costa do Sul e do Sudeste.

 

Isto gera uma circulação de ventos que injeta mais umidade do mar para o continente. Este reforço de umidade intensifica o sistema de pressão atmosférica chamado de Alta da Bolívia (AB), que se forma em torno de 10 quilômetros de altitude. A intensificação da AB reforça um cavado sobre o Nordeste (circulação de ventos no sentido horário), também a 10 quilômetros de altitude. 

 

presença da AB e deste cavado são dois sistemas fundamentais para que ocorra a formação de uma ZCAS. Com a água do mar entre o Sul e o Sudeste com temperatura abaixo do normal, a AB e o cavado do Nordeste têm se formando mais facilmente e por isso ocorreram um maior número de episódios de ZCAS desde o início do verão.

 

 

 O que é ZCAS e como este sistema se forma?

 

De acordo com a equipe de previsão climática da Climatempo, esta deve ser a última ZCAS até o fim do verão. A estação vai terminar dia 20 de março 2022.

Comentários