Última vereadora, Renata Fiório pretende voltar à Câmara Municipal - Jornal Fato
Política

Última vereadora, Renata Fiório pretende voltar à Câmara Municipal

Advogada busca fortalecer representatividade feminina em Cachoeiro de Itapemirim inspirada na caridade social e política do Papa Francisco


Há quatro anos, então vereadora, a advogada Renata Fiório, atualmente no PP, disputava a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim. Conquistou 7.032 votos (7,22%), o suficiente para ficar em quarto lugar dentre 12 candidatos. Dois anos depois, se candidatou a deputada federal e conseguiu a preferência de 4.307 eleitores, mas não a eleição.

Em 2024, ela se prepara para mais uma disputa. Diferente de 2020, pretende, agora, retornar à Câmara Municipal. A missão é ingrata. Cachoeiro tem pouca tradição em eleger mulheres. Em 2016, ela foi a única . E, na atual legislatura, com 19 parlamentares, não há representantes do sexo feminino.

"O que me move é a vontade de servir! De melhorar o ambiente onde estou, colocar meus dons a serviço. Eu entendi que a melhor política torna possível o desenvolvimento da comunidade. Quando me coloquei a serviço da política, pensei no bem comum. Minha maior causa é o bem das pessoas. Penso que a política deve partir do princípio da caridade. Para desenvolver um trabalho humanizado, dinâmico e inovador, transparente, que favoreça o desenvolvimento de nossa cidade", explica.

Renata Fiório se inspira no conceito de "caridade social e política" do Papa Francisco, que destaca a importância de uma política baseada no amor e na criação de condições sociais justas. Ela acredita que a política é mais nobre quando se foca em construir uma sociedade melhor para todos. "Se pensar num personagem que me identifica, é o bom samaritano, fazendo o bem possível. Não me identifica o fazer o mal menor, mas sim o bem possível", conclui.

Comentários