Codevasf poderá beneficiar ES com irrigação a saneamento em habitações populares - Jornal Fato
Política

Codevasf poderá beneficiar ES com irrigação a saneamento em habitações populares

Orçamento da companhia para 2022, de R$ 910 milhões, deve ser ampliado substancialmente pela execução de emendas parlamentares


- Foto: Divulgação

Os 31 municípios capixabas a serem atendidos pela Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), conforme estabelece o projeto de lei da senadora Rose de Freitas (MDB-ES) aprovado nesta quinta-feira (16),  poderão ter acesso a uma grande variedade de serviços prestados pela instituição.

As ações da Codevasf vão da instalação de sistemas de irrigação à criação de peixes, passando por implantação de esgotamentos sanitários em habitações urbanas da população de baixa renda e revitalização de bacias de rios.

A empresa atua também na estruturação das cadeias produtivas da fruticultura, apicultura, ovinocaprinocultura, bovinocultura, avicultura, piscicultura, economia criativa, artesanato, produção de hortaliças e frutos orgânicos, sempre com foco na agricultura familiar.

Seu orçamento no Projeto da Lei Orçamentária (PLOA) de 2022, em fase de aprovação na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), presidida por Rose, é de quase R$ 910 milhões. Tais dotações deverão ser ampliadas substancialmente, porque a Codevasf é uma das áreas mais beneficiadas por emendas parlamentares ao PLOA.  

A relatora no PLOA do orçamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, ao qual se vincula a Codevasf,  senadora Simone Tebet (MDB-MS), destacou no seu parecer que "no processo de elaboração da proposta orçamentária, o Poder Executivo já internaliza a expectativa de aportes trazidos pelo Congresso Nacional para compor as dotações efetivas para o setor".

 

A Codevasf opera em 22 bacias hidrográficas de 13 estados. Os municípios localizados na sua área de atuação apresentam fortes potencialidades de desenvolvimento pelo aproveitamento e uso racional dos recursos hídricos disponíveis, que podem contribuir fortemente na geração de empregos e renda, movimentando economicamente as regiões nas quais atua.

Comentários