"Fomos como representantes do povo", diz candidato após reunião na BRK - Jornal Fato
Política

"Fomos como representantes do povo", diz candidato após reunião na BRK

Vereador Júnior da Cofril rebateu afirmações do prefeito Victor Coelho sobre Distrito Industrial, defendeu Ferraço e explicou temor que asfaltamento seja feito antes da ampliação de abastecimento


O vereador Júnior da Cofril (Novo) foi às redes sociais para rebater as críticas do prefeito Victor Coelho (PSB) e justificar a sua presença, juntamente com o deputado estadual Theodorico Ferraço (PP), em uma reunião na BRK, concessionária dos serviços de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim. A visita dos candidatos a vice-prefeito e prefeito, respectivamente, gerou polêmica e foi vista como um movimento eleitoral, resultando em uma nota oficial da empresa. (leia ao final da matéria).

O pano de fundo é a falta de infraestrutura do Distrito Industrial de São Joaquim, que, criado há mais de 20 anos pelo então prefeito Theodorico Ferraço não tem, até hoje, infraestrutura básica, como regularização de imóveis, asfalto ou rede de água condizente. A interrupção recorrente do abastecimento, aliás, foi o tema da visita.

A título de acelerar a ampliação do abastecimento, os políticos se fizeram acompanhar de empresários e se reuniram com a direção da BRK de Cachoeiro, inclusive, filmando o encontro. O pedido era de celeridade na ampliação da rede para atender o empresariado local. A concessionária explicou que a obra já está prevista em contrato e que será realizada conforme plano de investimentos já existente.

Nesta quarta-feira (7) o prefeito Victor Coelho se manifestou sobre a situação, em rede social. Destacou as ações realizadas em sua gestão no Distrito Industrial, como a estadualização da via principal, pavimentação em parceria com o empresariado, projeto de infraestrutura e expansão da rede de água.

Ele criticou gestões anteriores e afirmou que está resolvendo os impedimentos legais. Reconhecendo que o distrito foi criado por Ferraço, ele apontou falhas na execução original e frisou que os empresários precisam colaborar na regularização dos imóveis.

Em resposta, também por rede social, de Júnior da Cofril disse que a responsabilidade de dotar de infraestrutura adequada o empreendimento, criado por Ferraço, era dos prefeitos que o sucederam nesses 20 anos. E que vê demérito na solução encontrada por Victor de estadualizar a via, repassando para o Estado um ônus que seria do município. E que os calçamentos nas entradas de algumas empresas foram feitos às expensas dos próprios empresários.

O candidato a vice-prefeito também menciona que durante a reunião na BRK, Ferraço ligou para Victor para falar sobre o problema, mas que o prefeito não teria respondido imediatamente, preferindo, antes, se informar com sua assessoria.

Além dos candidatos, participaram da reunião o presidente do Centrorochas, Tales Machado; o empresário Lucinei de Moraes; o presidente da Associação do Distrito Industrial de São Joaquim (Adici-ES), Bismark Bachiete; o diretor da BRK, Marcos Mendanha; e engenheiros da companhia de abastecimento de água da cidade.

A ida à BRK em período de campanha eleitoral é justificada, também, segundo Júnior, pela previsão de asfaltamento do local nos próximos meses e o temor de que a instalação da rede ocorra apenas depois, causando danos à nova pavimentação

Foi o que disse Bismark Bachiete durante a reunião na BRK. A concessionária, no entanto, assegurou que a expansão da rede de água não danificará o asfalto, pois a engenharia prevê a abertura em solo, no acostamento da via, em um espaço de um metro e meio quadrado a cada seis metros.


O QUE DIZ A BRK

A BRK emitiu a seguinte nota sobre o assunto, reproduzida na íntegra abaixo:

"A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim, informa que as obras e melhorias previstas para o sistema de abastecimento de água do Distrito de São Joaquim seguem dentro do plano de investimentos pactuado entre a empresa e o Poder Concedente, com base nas cláusulas do 14º termo aditivo do Contrato de Concessão. 

 

As obras contemplam a implantação de 11.340 metros de redes de água e a construção de dois novos reservatórios para atendimento da crescente demanda da região. O cronograma de trabalho está programado para ser executado em duas etapas, com a primeira delas ainda neste segundo semestre. Em breve, a concessionária iniciará as ações de divulgação desses serviços. 

 

Atendendo a uma agenda solicitada pelo deputado estadual Theodorico Ferraço, a BRK apresentou ao parlamentar, no dia 1º de agosto, esse plano de investimentos para o distrito de São Joaquim, oportunidade em que também foi informado que as obras seguirão o plano de investimentos acordados com o Poder Concedente.

 

Cachoeiro de Itapemirim, 07 de agosto de 2024."

 

Comentários