Violência doméstica: Palestras da PM capacitam redes de proteção às vítimas - Jornal Fato
Polícia

Violência doméstica: Palestras da PM capacitam redes de proteção às vítimas

A ação acontece em municípios do Caparaó, que fazem parte da área de abrangência do 3º Batalhão da Polícia Militar


- Foto: Divulgação Polícia Militar.

O 3º Batalhão da Polícia Militar em Alegre está realizando um ciclo de palestras destinado a capacitação e fortalecimento das redes de proteção e acolhimento às vítimas de violência doméstica. A ação acontece em municípios do Caparaó, que fazem parte da área de abrangência do batalhão.

As atividades abordam estudos de casos que trazem informações e orientações para os profissionais que atuam como referência para o atendimento às mulheres em situação de violência/vulnerabilidade - profissionais municipais da Microrregião Caparaó - desenvolvendo uma metodologia de trabalho voltado para a prevenção a esses crimes em parceria com a sociedade do município.

Segundo o Capitão Rody, comandante da 1ª companhia, "esta ação que iniciou no município de Jerônimo, vai proporcionar um atendimento humanizado e personalizado às mulheres, visto que as ações de prevenção primária levarão informações aos operadores públicos municipais acerca dos direitos e recursos governamentais destinado ao amparo das vítimas, além das campanhas de conscientização que acontecem simultaneamente."

Para a advogada Camila, do núcleo das Margaridas, "o Sgt Fogos e Sd Walquiria foram excepcionais. Após a fala dos militares, fizemos uma abordagem com estudo de caso, separamos em três grupos e colocamos casos práticos para identificação dos tipos de violência e o eventual encaminhamento e postura adotada que o profissional deveria ter, o retorno foi muito efetivo, os profissionais conseguiram identificar os tipos de violência e os encaminhamentos para as redes de serviço de forma correta".

O Núcleo Margaridas da Microrregião Caparaó, parceiro da Polícia Militar nas ações preventivas e assistenciais, compõe a cartela de projetos estratégicos do Governo do Estado, no que se refere à estruturação das políticas públicas voltadas para as mulheres no Espírito Santo.

Este núcleo atende ao Plano Estadual de Políticas para as Mulheres e ao Pacto Estadual pelo Enfretamento à Violência Contra as Mulheres nesse grande desafio da segurança pública.

 

Comentários