PM divulga balanço da Operação Carmaval em todo o ES - Jornal Fato
Polícia

PM divulga balanço da Operação Carmaval em todo o ES


A Polícia Militar encerrou, nesta quinta-feira (27), a Operação Carnaval 2020 e realizou o balanço das ações realizadas durante os seis dias de policiamento reforçado em todo o Espírito Santo.

Para garantir a segurança dos foliões, a PMES intensificou a presença policial nos blocos e reforçou o policiamento ostensivo e preventivo nos balneários do estado, proporcionando a segurança da população local e dos milhares de turistas durante o período.

O planejamento da operação foi criterioso e envolveu estratégias bem elaboradas no que tange a alocação de recursos operacionais e emprego do efetivo policial de acordo com as demandas. A Polícia Militar atuou do início ao término das passagens dos blocos carnavalescos e desfiles de escolas de samba, cuidou da dispersão dos foliões ao final das programações e do trânsito de veículos no trajeto das festas, dentre várias ações de fiscalização, cercos táticos, pontos de bloqueio e blitzen em locais estratégicos.

Mais de seis mil veículos foram abordados durante a operação.  Dentre estes, a Polícia Militar recuperou 31 automóveis e 18 motocicletas com restrição de furto e roubo. Em relação ao carnaval de 2019, houve uma redução de 8,6% nos furtos e roubos de veículos.

Ainda com relação à abordagem de veículos, foram confeccionadas 919 notificações de trânsito, com registro de 70 ocorrências de embriaguez ao volante, em consequência do aumento da fiscalização - contribuindo para uma redução de 31% no número de acidentes automobilísticos em comparação ao carnaval 2019, de acordo com dados do Batalhão de Trânsito (Bptran).

Além disso, a Polícia Militar retirou 20 armas de fogo de circulação. Apreendeu mais de 20 quilos de maconha, quase duas mil buchas da mesma droga e aproximadamente 700 pedras de crack. Também foram apreendidos mais de 1.200 pinos de cocaína e 160 papelotes deste entorpecente.  Ao todo, 525 pessoas foram detidas durante a operação.

O comandante-geral da PMES, coronel Márcio Eugênio Sartório disse que o esquema de segurança montado pela Polícia Militar foi bem planejado e não interferiu nos serviços de rotina, ou seja, no policiamento ordinário das viaturas nas cidades.  Na oportunidade, também  elogiou a atuação da tropa em todos os dias da operação.   

"Graças ao trabalho árduo desses homens e mulheres comprometidos, o carnaval capixaba teve resultados positivos. Todos os esforços foram envidados para garantir a segurança dos foliões em todos os municípios do estado".

Comentários