Operação conjunta desarticula grupo de roubo de cargas na BR-101 sul - Jornal Fato
Polícia

Operação conjunta desarticula grupo de roubo de cargas na BR-101 sul

Polícia Civil, com apoio da PRF, cumpre mandados de busca e apreensão em Kennedy e Anchieta; mulher apontada como um dos líderes é presa


- Divulgação

Com o propósito de desarticular um grupo criminoso voltado ao roubo de cargas na rodovia BR-101 sul, a Polícia Civil capixaba (PCES), por meio da delegacia especializada no enfrentamento a este tipo de crime (DECCTC), em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, deflagrou nesta semana uma operação em Presidente Kennedy e Anchieta. 

Durante o trabalho, realizado terça-feira (24), três mandados de busca e apreensão foram cumpridos e uma prisão, efetuada, de uma mulher. Outros três suspeitos estão foragidos.

 

Na manhã de hoje (26). houve coletiva de imprensa sobre o caso, na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.

Na oportunidade, as autoridades à frente da operação explicaram que foi constatada uma situação atípica no sul do Espírito Santo quanto ao aumento dos crimes de furto e saques a caminhões após acidentes de trânsito na BR-101. Na região ocorreram 57% dos casos em todo o Estado.  

Trata-se de trecho sinuoso, no qual costumam acontecer muitos acidentes com veículos de carga. Por isso, a preferência dos criminosos por agir na região. 

Apenas nos municípios de Mimoso do Sul e Rio Novo do Sul foram contabilizados 18 crimes neste ano, segundo a polícia. 

O grupo criminoso estava atuando na região desde o começo do ano. 

Com apoio da PRF e da delegacia de Polícia Civil de Mimoso, foi montada força tarefa para identificar as lideranças do grupo, que orquestram tudo e dão início a furtos e saques durante a madrugada. 

Por meio do WhatsApp, descobrem o local do acidente, demonstram as investigações. E, durante o saque, às vezes, costumam destruir mais o veículo que o próprio acidente, quando não há gravidade, para facilitar a retirada das mercadorias.

 

 

De acordo com a polícia, houve furtos durante a madrugada também nos pontos de descanso dos caminhoneiros. Arrombam o cadeado e tentam levar o máximo possível de carga.

A força tarefa conseguiu identificar na semana passada um caminhão baú usado para fazer o transbordo de mercadorias furtadas.

Há casos, inclusive, de evolução do crime de furto para o de roubo, quando o motorista flagra a ação, tenta impedir e é ameaçado.

 

 

Além do titular da DECCTC, delegado Christian Carvalho Waichert, e do superintendente substituto da PRF, inspetor Costa Negro, também participaram da entrevista coletiva o delegado-geral adjunto da PCES, José Lopes, o superintendente de Polícia Especializada (SPE), delegado Agis Macedo, e o chefe do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), delegado Gabriel Monteiro.

 




 

Comentários

VEJA TAMBÉM...