GCM recolhe jibóia em bairro de Cachoeiro - Jornal Fato
Polícia

GCM recolhe jibóia em bairro de Cachoeiro

As jiboias são animais mais ativos durante a noite, entretanto, podem ser observadas durante o dia em busca de um local para se abrigar.


Uma ocorrência inusitada para a Guarda Civil Municipal de Cachoeiro de Itapemirim: eles foram acionados para recolher uma Jiboia adulta, que foi encontrada na casa de passagem da cáritas diocesana, que funciona no bairro Marbrasa.

Mesmo sabendo que ela não é venenosa, muita gente ficou assustada por lá, mas ningém foi ferido pelo réptil. 

Atualmente o imóvel atende pessoas em situação de vulnerabilidade social, que moram nas ruas da cidade e são encaminhadas pelo município de Cachoeiro. 

A GCM só atendeu ao chamado pois os Policiais Militares Ambientais estavam atendendo outras demandas. Para tanto uma guarnição foi até o local e retirou com todo o cuidado a cobra que posteriormente foi levada para a PMA, para exames e soltura em seu habitat natural. 

Saiba mais
As jiboias são animais  mais ativos durante a noite, entretanto, podem ser observadas durante o dia em busca de um local para se abrigar. Elas são encontradas tanto no solo quanto sobre as árvores, apresentando, portanto, hábitos  terrestres e semiarborícolas.

A jiboia é um animal carnívoro, que se alimenta preferencialmente de mamíferos roedores de pequeno porte, os quais ela mata por asfixia. Podem alimentar-se também de alguns anfíbios, aves, outros répteis, como lagartos, e também de ovos de outros animais.

A jiboias são serpentes que apresentam uma dentição denominada áglifa, ou seja, que não é especializada na inoculação de peçonha. Desse modo, podemos dizer que a jiboia é, relativamente, inofensiva aos seres humanos. Para matar suas presas, a jiboia utiliza sua forte musculatura.

Fonte: Brasil Escola. 

 

 

Comentários