De novo: Mais de 1 milhão de cigarros são apreendidos nesta terça (18) no ES - Jornal Fato
Polícia

De novo: Mais de 1 milhão de cigarros são apreendidos nesta terça (18) no ES

A carga estava em um compartimento oculto no interior do baú.


- Foto: Divulgação PRF.

Um caminhão transportando cigarros contrabandeados foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na manhã desta terça (18), na BR 101, em Serra. A carga estava em um compartimento oculto no interior do baú. Esta é a quarta apreensão em 30 dias e, segundo levantamentos da polícia, quase 60 milhões de cigarros foram apreendidos de 2021 a abril de 2023 em rodovias federais capixabas.

De acordo com a PRF acontecia uma fiscalização no município de Serra, com foco na abordagem a veículos de carga, devido aos constantes roubos nessa região, quando, por volta das 5h, foi parado um caminhão de placas RZI-2B73, de São Lourenço da Mata/PE.

Durante a abordagem motorista, um homem de 49 anos, relatou que tinha saído do município de Belo Horizonte, com destino a Serra. Ao ser perguntado sobre a carga que estaria transportando, ele respondeu que o caminhão estava vazio e que sua viagem ao estado seria com propósito de buscar uma mudança.

No entanto, ao abrir o compartimento de carga, a equipe de policiais notou que havia uma chapa metálica, formando, no fundo do baú, uma espécie de fundo falso. Ao ser retirada a estrutura metálica foram encontradas caixas de cigarros, marca GIFT, vindos do Paraguai.

Questionado novamente, o motorista do caminhão informou que não tinha conhecimento da carga contrabandeada. Ele afirmou que teria pego o caminhão em um posto de combustíveis no município de Contagem/MG e receberia R$500 para vir até o Espírito Santo buscar uma mudança.

Após a contagem, já na sede da Polícia Federal, foram contabilizadas no interior do caminhão 1,370 milhões de unidades de cigarro.

Diante dos fatos o condutor foi detido por, em tese, pelo crime de importar ou exportar mercadoria proibida.

O motorista foi encaminhado, juntamente com o veículo e a mercadoria, até a Delegacia da Polícia Federal de Vila Velha, para a tomada dos demais procedimentos legais cabíveis.

Comentários