Juiz manda afastar servidor em Kennedy - Jornal Fato
Notícias

Juiz manda afastar servidor em Kennedy


O juiz Ronaldo Domingues de Almeida, da Comarca de Presidente Kennedy, determinou o imediato afastamento de Elion Machado Rosa do cargo público que ocupa, seja efetivo ou em comissão, no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), ou em qualquer outra instituição da administração direta ou indireta.

Também agendou para o próximo dia 23, às 9h00, a audiência de instrução e julgamento do processo ao qual o servidor responde, por corrupção. Elion Machado Rosa era secretário municipal de Transportes em Presidente Kennedy quando foi flagrado pela polícia, há cerca de um ano, com R$ 100 mil em espécie no porta-malas de um carro oficial da Prefeitura e em sua casa.

Na ocasião, confessou que o dinheiro tinha origem ilícita, tendo sido recebido como cobrança de propinas.

Na decisão, o juiz considerou grave a conduta de Elion Machado e questionou a razão de ele não ter sofrido prisão em flagrante na ocasião. Lembrou ainda que Elion Machado, que fora exonerado logo em seguida do cargo de secretário, já foi condenado, por atos de improbidade, a 13 anos de inelegibilidade, multa civil e proibição de contratar com o serviço público por seis anos, além de responder ao processo penal pelo crime.

"Sua permanência no serviço, ainda que não se tenha trânsito em julgado, seria extremamente temerária. O afastamento foi a fim de preservar a integridade do interesse público e até mesmo a honra e a imagem da administração pública, evitando-se, assim, que se mantenha no seio da comunidade a sensação de impunidade e de que no Brasil a coisa pública é coisa de ninguém", disse o juiz, na decisão.

 

Comentários