Coluna de José Rubens Brumana - Jornal Fato
Notícias

Coluna de José Rubens Brumana


Os moradores do balneário de Lagoa Funda estão preocupados com o avanço da maré, que destruiu inúmeros quiosques e casas da avenida, atingidos pelas águas.

 

Moradores da cabeceira da Lagoa de Caculucagem, interior de Marataízes, avisaram que, se as águas continuarem subindo e destruindo as lavouras, vão destruir a estrada que impede o fluxo normal da água da lagoa para o mar. A galeria construída recentemente está entupida de areia.

 

A bancada da fé é esmagadora na Câmara de Marataízes. Dos 13 vereadores, 11 se dizem evangélicos. Ã? comum a expressão: irmão pra lá, irmão pra cá. Quando acontece um embate, chegam a no máximo: irmão, o senhor me respeita.

Para se ter ideia da força da religião, o presidente da Casa de Leis de Marataízes é tratado carinhosamente de Irmão Milton. Já o líder da situação é proclamado Zazá Evangelista.

 

No único pronto-atendimento médico de Marataízes o raio X está quebrado e o desfibrilador, queimado. Acidentado com traumatismo é encaminhado para Cachoeiro de Itapemirim. Crianças com doença mais graves do que gripe, também. Falta remédio para diabetes. Exames complexos levam meses.

 

Para se ter noção da gravidade, conversando com um médico, ele listou doenças cujo tempo é importante para a preservação da vida ou para não deixar sequelas. Em acometidos por AVC é de no máximo meia hora para estabilizar o paciente. Caso contrário, pode vir a óbito. Politraumatismo, derrame, ferimentos com arma de fogo são encaminhados para Cachoeiro numa viagem contra a morte.

 

Existe um mantra entre os políticos que é fácil construir hospitais,  difícil é mantê-los. Não é bem assim. Em quatro anos de governo, o prefeito Jander Nunes Vidal (PSDB) gastou em shows e eventos mais de R$ 8 milhões. O interino Tininho (PT), no verão, com TAC e tudo, já ultrapassou os R$ 3 milhões. Não se construiria um hospital, em Marataízes, somente com dinheiro de shows e eventos e mais da área.

 

Outra cômoda cantilena que soa como trovão em certos ouvidos é que Marataízes é o único município do Estado em que a água é tratada em outro município, sendo que 75% de sua arrecadação são oriundos da "Perola Capixaba". O Saae é de Itapemirim, considerado município-mãe, devido à emancipação. Mas esses ovos de ouro ainda não largaram e contam com apoio de lideres políticos de Marataízes. Falta um estadista de peito para cortar de vez esse cordão umbilical.

 

Parabéns ao Atlético de Itapemirim, rumo à primeira divisão do capixaba. A diretoria soube investir o mais de meio milhão, numa comissão técnica competente e jogadores profissionais que jogaram com raça. O prefeito Luciano Paiva (PSB) pode gravar no currículo político a ida do Galo da Vila para a primeira divisão.

Comentários