Amigos se reúnem para indicar Cachoeirense Ausente - Jornal Fato
Notícias

Amigos se reúnem para indicar Cachoeirense Ausente


Ele já foi repórter e editor da Gazeta Mercantil, diretor de sucursais de jornais do Paraná e Santa Catarina, assessor de vários órgãos federais, secretário de Comunicação Social de um ministério e é mestre em Ciências Políticas, além de escritor.

O nome de Sérgio Magalhães Garschagen foi a primeira indicação a chegar à Prefeitura para escolha do Cachoeirense Ausente de 2012. Diversos escritores, empresários e jornalistas do município estiveram na manhã de ontem no Palácio Bernardino Monteiro para a entrega do currículo do cachoeirense Garschagen. O documento fora entregue pelo representante do grupo de amigos Joacyr Pinto, um dos mais antigos jornalistas de Cachoeiro.

Para eles, Garschagen preenche todos os requisitos que o título solicita e representa o amor de um conterrâneo pela sua cidade natal. Apesar de morar há muitos anos em Brasília, os amigos contam que Garschagen "vive"? Cachoeiro em seu cotidiano, estando  sempre a par dos acontecimentos locais.

Um dos escritores presentes na indicação, Marcelo Grillo ressaltou que a residência de Garschagen, inclusive, é um dos pontos de encontro dos cachoeirenses quando vão a Brasília.

Com a sua última publicação, "Parece que foi ontem"?, lançada pela editora Cachoeiro Cult ano passado, Garschagen tenta explicar o motivo de Cachoeiro de Itapemirim, uma pequena cidade do interior, ter exportado tantos talentos, em diversas áreas do conhecimento humano, até a metade do século passado.

Outro livro seu, "Cemitério dos Elefantes "" a exclusão dos repórteres das redações"?, está em fase final. A obra é produzida pela editora Booklink, do Rio de Janeiro.

A eleição

O processo para escolha do Cachoeirense Ausente de 2012 está aberto. Os nomes dos candidatos serão escolhidos por voto popular no dia 19 de maio. Na data, uma urna estará disponível na Praça Jerônimo Monteiro para a eleição. O processo acontece juntamente com a IV Bienal Rubem Braga. Para votar é necessário ter mais de 18 anos e portar documento de identidade. A eleição será por voto direto, secreto e eletrônico.

Requisitos

Os candidatos ao título devem ter nascido em Cachoeiro de Itapemirim, residir há mais de 10 anos fora do município e desejar receber a homenagem, além de ter serviços relevantes prestados a Cachoeiro e na divulgação do nome da sua terra natal. Para concorrer é necessário que outra pessoa inscreva o candidato entregando um currículo, até as 17h00 do dia 04 de maio, contendo dados pessoais e profissionais dele.

Criação do Título

O título de Cachoeirense Ausente nº 1 foi criado em 1939, pelo poeta Newton Braga, como forma de homenagear os conterrâneos que não viviam mais no município, mas que mantinham vínculos afetivos com a terra natal.

 

Beatriz Caliman

 

Comentários