Privatização do Caparaó capixaba gera debates - Jornal Fato
Meio Ambiente

Privatização do Caparaó capixaba gera debates

Deputados da Comissão de Cidadania se manifestaram contra a inclusão do parque no Programa Nacional de Desestatização


A recente decisão do governo federal, que inseriu o Parque Nacional do Caparaó no Programa de Privatização, despertou críticas dos parlamentares que compõem a Comissão de Cidadania da Assembleia Legislativa (Ales). Em reunião nesta terça-feira (15), eles decidiram promover um debate com outros colegiados da Casa e pessoas especializadas no tema em todo o Brasil.

A sugestão partiu da deputada Iriny Lopes (PT), e foi apoiada pelo presidente do colegiado, Luciano Machado (PV), Alexandre Xambinho (PL) e Janete de Sá (PMN). A petista afirmou que o parque é um patrimônio natural de domínio público e que a privatização de parques está virando "uma moda ruim". Xambinho defendeu a autonomia do Estado na administração do local.

O Parque Nacional do Caparaó fica na divisa entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais e tem como uma das principais atrações o Pico da Bandeira. A formalização da transferência de gestão do parque consta em decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) da última terça-feira (8). 

Comentários