Nível do rio Itapemirim sobe mas se mantém estável - Jornal Fato
Meio Ambiente

Nível do rio Itapemirim sobe mas se mantém estável

Na manhã desta terça-feira(19), a Defesa Civil de Castelo emitiu estado de alerta no Município para a possibilidade de inundação devido à cheia do Rio Castelo.


- Foto: Divulgação.

Confira ao longo desta quarta-feira (20), atualização do nível do Rio Itapemirim, em Cachoeiro, realizado pela Defesa Civil. Em casos de urgência, entrar em contato pelo telefone (28) 98814-3497.

Nível do Rio Itapemirim (acima do leito):

20/10/21

  • 08h00 - 1,40 m
  • 11h00 - 1,50 m - Subindo
  • 13h00 - 1,50 m - Estável

 

20/10/21

  • 08h00 - 1,40 m
  • 11h00 - 1,50 m

(matéria atualizada às 11h50)

Confira a situação geral das cidades próximas a Cachoeiro:

O nível do Rio Itapemirim, na manhã desta quarta-feira (20), medido por volta de 09:00hs, estava em 1,40 metros acima do normal, com estabilidade.

De acordo com a Prefeitura de Cachoeiro, a Defesa Civil está monitorando a todo o momento o rio e em prontidão para qualquer emergência. 

 
Em Pacotuba, distrito de Cachoeiro de Itapemirim já é possível ver áreas não habitadas alagadas. Veja os vídeos:
 

Na cidade de Vargem Alta foi emitido um alerta pela defesa civil, porém o rio não subiu de forma preocupante devido ao desassoreamento realizado no Rio Novo, que corta a cidade. A defesa civil está percorrendo as áreas de risco para evitar qualquer surpresa. 

Em Alegre, a previsão da defesa civil é que o nível do rio eleve hoje (20), pela manhã, mas ainda sem nenhum risco.

De acordo com a prefeitura da cidade, as informações do Status Operacional das usinas, com dados colhidos às 7:00h:

- PCH Francisco Grós ?178,45 m³/s (caindo)
- PCH São João ?49,96 m³/s (estável)
- PCH Alegre ?3,9 m³/s (estável)
- PCH Fruteiras ?8,20 m³/s (estável)

Portanto, há um incremento de ? 240,51 m³/s, junto a Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim.

Já em Castelo, o rio está um metro acima do nível normal nesta quarta-feira (20).

Na manhã desta terça-feira(19), a Defesa Civil de Castelo emitiu estado de alerta no Município para a possibilidade de inundação devido à cheia do Rio Castelo. Embora o nível do Rio esteja subindo e em estado perto do crítico a situação caminha para a estabilização sem o transbordo.


Inicialmente apenas os bairros Niterói e Garagem foram afetados com alagamentos. "Até o momento não existem famílias desabrigadas e a população está sendo assistida. Também não há registro de ocorrência grave", explicou o Coordenador da Defesa Civil, Lúcio Cesconetto. 


Segundo o Prefeito de Castelo, João Paulo Nali, o plano de contingência das enchentes no município já foi acionado. "Deslocamos 42 servidores, veículos e equipamentos para auxílio preventivo aos moradores ribeirinhos. Estamos monitorando toda a situação e qualquer mudança a população será imediatamente comunicada".


Em caso de emergência os castelenses devem entrar em contato com a Defesa Civil do Município pelo telefone: (28) 3542-1770.

FOTOS DE CASTELO 

Comentários