Dia do Meio Ambiente: Alunos participam de atividades em monumentos naturais - Jornal Fato
Meio Ambiente

Dia do Meio Ambiente: Alunos participam de atividades em monumentos naturais

Ao todo, 200 alunos de escolas nos entornos dos Monumentos Naturais Estaduais Serra das Torres (Monast) e O Frade e a Freira (Monaff) participaram as ações.


- Foto: Divulgação Iema.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, diversas atividades foram desenvolvidas no decorrer desta semana, envolvendo alunos de escolas nos entornos dos Monumentos Naturais Estaduais Serra das Torres (Monast) e O Frade e a Freira (Monaff), localizados no sul do Espirito Santo. Ao todo, 200 alunos de seis escolas de Cachoeiro e região participaram das ações.

As atividades foram realizadas tanto nas escolas quanto em trilhas próximas. "Comemorar a Semana do Meio Ambiente no entorno dos monumentos é uma oportunidade única de sensibilizar as comunidades escolares sobre a importância das Unidades de Conservação (UCs) e promover a sensibilização e o engajamento no desenvolvimento sustentável da região", destacou a servidora do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Janine Scandiani.

 

Monast

Na região da Serra das Torres, o tema abordado foi "Conservação dos répteis e anfíbios do Monast". A ideia foi dar informação, por meio de metodologias teórica e prática, sobre a biologia dos répteis e anfíbios que habitam no monumento, considerando a necessidade de desmitificação de informações relacionadas a esse grupo de animais, potencializando informações relacionadas à anatomia, comportamento, evolução, sua função no meio ambiente, na medicina e seu grau de ameaça.

Cada aluno recebeu uma cartilha sobre as serpentes peçonhentas do Monast, que foi elaborada por pesquisadores parceiros da unidade. "Esse material acabou de 'sair do forno' e já está sendo distribuído para os alunos. A cartilha traz informação e sensibilização, permitindo que os alunos adquiram conhecimentos básicos sobre esses animais, o que ajuda a desmistificar estereótipos negativos associados às serpentes e promover uma compreensão mais precisa", explicou Janine Scandiani.

Também foi realizada na Escola de Ensino Médio Senador Dirceu Cardoso, em Muqui, a palestra com o tema "Meio Ambiente, e eu com isso?". "Os alunos foram incentivados a refletir sobre os impactos de suas próprias ações no meio ambiente, permitindo o reconhecimento das suas responsabilidades individuais para um meio ambiente mais sustentável", contou o gestor do Monast, Guilherme Carneiro.

 

Monaff

No Monumento Natural O Frade e a Freira, o Monaff, os alunos foram a uma propriedade vizinha à Unidade de Conservação. "Como de costume, todos os anos levamos os alunos nesse local, que é carinhosamente conhecida como 'Bosque que fala', um local cercado de muitas histórias. Os alunos já ficam ansiosos por esse momento. Trilha, piquenique e contação de histórias foram parte da programação, permitindo uma vivência direta com a natureza", destacou o gestor do Monaff, Guilherme Carneiro.

 

Inclusão

O dia 5 de junho também marcou o início de um projeto de Ensino Médio Senador Dirceu Cardoso no Monast. "Nossos biólogos e monitores ambientais começaram a desenvolver atividades de educação ambiental com os professores e assistidos da Pestalozzi de Mimoso do Sul", acrescentou Carneiro.

Ele reforçou ainda que, até o final deste ano, serão desenvolvidas atividades com foco em educação ambiental para os alunos portadores de necessidades educacionais especiais das Pestalozzi de Mimoso e Atílio Vivácqua, e da APAE de Muqui. "O envolvimento e participação dos alunos nessa primeira atividade, que focou no monitoramento de fauna das florestas, já demonstrou que esse projeto será marcante para nós", disse.

 

 

Comentários