Ação no centro de Cachoeiro busca conscientizar sobre o lixo no Rio Itapemirim - Jornal Fato
Meio Ambiente

Ação no centro de Cachoeiro busca conscientizar sobre o lixo no Rio Itapemirim

Na tenda, que ficará montada até quinta-feira (23), são realizadas palestras para alunos de escolas do município.


- Foto: Tharsis Furtunato

Em uma tenda montada no centro da cidade, está exposto o lixo retirado do córrego do bairro Gilson Carone. No local, alunos começaram a participar de palestras, que tiveram início nesta-terça (21) e seguirão até a próxima quinta-feira (23). A ação faz parte da programação alusiva ao Dia da Água, celebrado nesta quarta-feira (22).

 

Leandro Mascarello - Gerente de Educação Ambiente - PMCI


Para o Gerente de Educação Ambiental do Município, Leandro Mascarello, ações como essas são essenciais para alertar a população. "Nós estamos aqui para conscientizar a população dos lixos que não são descartados devidamente, mas jogados no córrego, provocando transtornos como enchentes e problemas de saúde."

Somente neste ano, foram realizadas seis limpezas de mananciais, frente a oito em todo 2022. Esse serviço é feito de forma periódica, mas pode ser requisitado pela população através do telefone 156.

Cíntia Salvador, que é integrante do Centro Salesiano do Adolescente Aprendiz (Cesam), umas das instituições de ensino que participaram da ação, comenta a importação do aprendizado extra sala de aula.

 

Cíntia Salvador - Cesam

 

"Trazer o adolescente aqui é uma forma de estar levando a conscientização para a casa de cada aprendiz. A gente consegue visualizar nós olhos deles (alunos) que eles querem a mudança, fazer a diferença."

Para estudantes que estiveram no local, a demonstração do lixo retirado do afluente do Rio Itapemirim foi o mais marcante, como comenta o adolescente Ricardo, de 16 anos, que estuda no Cesam.

 

Ricardo e Pedro Gabriel - Estudantes do Cesam
 

"A parte de mostrar a realidade que muitas pessoas não enxergam, acham o descarte de lixo extremamente fútil, foi o que mais me impactou"

No local, há uma demonstração de como fazer o descarte correto através das lixeiras que separam o lixo em orgânico (marrom), plástico (vermelha), metal (amarela) e papel e papelão (azul).

"Eu buscaria entender o descarte correto do lixo através das lixeiras que estão aqui." Comenta Pedro Gabriel, de 17 anos, estudante do Centro Salesiano de Adolescente Aprendiz.

O local seguirá aberto ao público das 7h às 17h, o agendamento para escolas e instituições de ensino participarem da ação já estão encerradas. A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim realiza o evento, por meio da gerência de Educação Ambiental.

Comentários