Conexão Mansur: JOSÉ BONIFÁCIO, Patriarca da Independência - Jornal Fato
Artigos

Conexão Mansur: JOSÉ BONIFÁCIO, Patriarca da Independência

Aqui transcrevo pensamentos de José Bonifácio, homenageando o Patriarca da Independência


- Ilustração: Zé Ricardo

 

Como faço com Bernardo Horta, tenho lido muito textos de e sobre José Bonifácio de Andrada e Silva, Patriarca da Independência brasileira, ocorrida a 7 de setembro de 1822 - data de aniversário próxima, um dos principais brasileiros em todos os tempos.

Leio, principalmente, o que ele próprio - Bonifácio - escreveu sobre o que queria que o Brasil fosse. Como todo homem de caráter na política, Bonifácio, tal qual Bernardo Horta, apanhou demais. Bernardo acabou seus dias com uma bala que disparou contra o próprio peito; Bonifácio foi obrigado a aposentar-se da política bem antes do que queria.

Aqui transcrevo pensamentos de José Bonifácio, homenageando o Patriarca da Independência, a própria Independência, a aniversariante Loja Maçônica Fraternidade e Luz, de Cachoeiro, e também os jovens que são o futuro da Nação Brasileira, concitando a todos não serem covardes de se omitir; a termos coragem de falar em voz alta e a proclamar bons valores da Vida Pública.

Abaixo, textos de José Bonifácio, selecionados especialmente para o 7 de setembro (Proclamação da República). Eles têm quase 200 anos de escritos, mas são ABSOLUTAMENTE ATUAIS e essenciais para a salvação atual de nossa Pátria.

Escreveu José Bonifácio, maçom Patriarca da Independência, certamente dos maiores homens públicos da Nação Brasileira, para que nós - de hoje - reflitamos sobre o que queremos para o nosso Brasil e de nossos descendentes.

Boa parte dos textos continuam atuais; alguns continuam sendo, mesmo com a mudança dos tempos. Leiam com atenção e com o pensamento voltado para os fatos de nossa época.

 

JOSÉ BONIFÁCIO ESCREVEU:

- "Todo cidadão que ousar propor o restabelecimento da escravidão e da nobreza será imediatamente deportado".

- "Se a lei deve defender a propriedade, muito mais deve defender a liberdade pessoal dos homens, que não pode ser propriedade de ninguém".

- "Acabe-se de uma vez o infame tráfico da escravatura africana, mas com isso não está tudo feito; é também preciso cuidar seriamente em melhorar a sorte dos escravos existentes, e tais cuidados são já um passo dado para a sua futura emancipação".

- "Todos os homens de cor forros, que não tiverem ofício, ou modo certo de vida, receberão do Estado uma pequena sesmaria de terra para cultivar, e receberão dele os socorros necessários para se estabelecerem, cujo valor irão pagando com o andar do tempo".

- "Antes da idade de 12 anos não deverão os escravos ser empregados em trabalhos insalubres e demasiados".

- "O governo procurará convencer os párocos, e outros eclesiásticos, que tiverem meio de subsistência, que a religião os obriga a dar liberdade a seus escravos, e a não fazer novos infelizes".

- "Quando dentre os nossos reis se alçará um grande legislador, que dê nova forma ao índio e ao negro? Que lhes dê pleno gozo dos frutos do seu trabalho e a liberdade civil, que depende da educação moral e intelectual do povo?"

- "Um prêmio pecuniário a todo cidadão brasileiro branco ou homem de cor que se casar com índia gentia".

- "Para conservar-se um Estado, e florescer, deve seguir os seguintes preceitos: 1º) Observância das leis e à letra. 2º) Antes diminuí-las do que aumentá-las. 3º) Igualdade de Justiça e superioridade do merecimento... 5º) Ser infame o soldado fraco, o ministro ladrão, e não escapar da lei o que furta ao Estado por ação ou omissão... 8º) Dar o governo mostras continuadas de que sabe castigar o duque, o desembargador, o general, como o sapateiro, logo que o merecem... 10) Liberdade de imprensa só sujeita à lei ex post facto porém não ante factum...". (sujeição à lei somente depois da publicação, não antes de dela).

- "Cuidar da educação física e moral das mulheres sobretudo, para que elas influam e corrijam a dos homens".

- "Misturemos os negros com as índias, e teremos gente ativa e robusta - tirará do pai a energia, e da mãe a doçura e bom temperamento. Mas nesses planos não iremos, contudo, de uma vez ao cabo; reformemos pouco a pouco, e não por saltos, sempre mortais".

- "Plantar bosques nas caatingas de Pernambuco, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Sul ao longo dos rios e córregos".

- "Os brasileiros folgam de ser padres, rábulas, escrivães, porque são modos de vida que não carecem de trabalho aturado e de boa conduta - ser lavrador e negociante exigiria deles mais atividade e mais economia, que detestam".

- "A maior corrupção se acha onde a maior pobreza está ao lado da maior riqueza".

- "Os que sacrificam a honra e a própria dignidade a títulos e comendas são como os selvagens que trocam seu ouro por grãos de miçangas".

- "Como o exercício do poder deprava os que o possuem, convém, nos Estados livres, não fiquem nos lugares muito tempo os mesmos homens".

- "O meu erro principal, como Ministro, foi crer na virtude dos homens, e na sua gratidão - máxima que honra o coração, mas contraria a verdadeira e prudente política do homem do Estado".

- "Um mau governo é mais filho da moleza e depravação nacional que da audácia dos que influem no governo".

 "O gênero humano, como diz Maquiavel, pode ser dividido em três classes - os que aprendem à custa alheia, eis os homens felizes; / os que aprendem à sua custa, eis os sábios; / e os que nada aprendem nem à sua custa, nem à custa dos outros: estes são doidos ou tolos. Eu aprendi à minha custa; e não fui dos felizes, não quero ser doido nem tolo".

- "Os que não têm medo comandam os que tem".

- "Ninguém melhor para descobrir um ladrão que outro ladrão".

- "... todo homem de bem que diz verdades é detestado; e se ele tem pretensões à filosofia; então está exposto às perseguições da chusma imensa dos obscurantes".

- "Ainda não veio ao meu conhecimento que português não aceitasse um emprego, por conhecer sua ignorância e insuficiência".

- "O vulgo só aprecia o resultado das ações; quem é feliz é um herói".

- "Quem se prepara para tudo o que pode suceder, nada o espanta".

- "Como era feliz o tempo em que eu cria que todos eram homens honrados; e quando achava razão em tudo o que ouvia ou lia!!".

- "Leve o diabo aos que têm os joelhos dobradiços e a boca risonha - quantos, para serem alguma coisinha neste ridículo mundo, adotam as opiniões de um deputado, de um conselheiro do Estado, de um guarda-roupa, de um moço de estribeira, etc. etc. Deixo os nomes em branco, para que cada um os possa encher à sua vontade; e tenho poderosas razões de assim o fazer.

- "Raça animal, quanto és perseguida, mas consolo-te, que se os ricaços e grandes da terra não tivessem cavalo, bois e cães a quem maltratar, reduziriam a charruas e a grilhão os pobres da sua espécie".

- "Quem mais me aborrece neste mundo são os pedantes e orgulhosos, e os grandes sem probidade".

- "Haverá muita gente que me citará sem me ter lido; e muitos outros sem me terem entendido".

- "Quando me lembro do que me tem custado a mania de querer endireitar o mundo, e fazer felizes os homens, amaldiçoo-me a mim e a eles".

- "Tempo, dinheiro e firmeza eram as bases em que eu devia fundar os meus nobres projetos: faltou-me o dinheiro, e com ele correu rapidamente o tempo sem poder firmar a felicidade de meu país".

(As frases acima, de José Bonifácio de Andrada e Silva, foram selecionadas e lidas, por mim, em setembro de 2016. Pessoalmente, não tenho dúvidas: - sigamos as palavras quase bicentenárias de José Bonifácio e a maior parte dos problemas do Brasil estará resolvida - mas pouco mudou, até hoje, exceto a forma de se expressar. Obrigado pelas lições, Patriarca.

As frases de Bonifácio foram retiradas do livro PROJETOS PARA O BRASIL, organizado por Miriam Dolhnikoff - Cia. das Letras. Se alguma escola se interessar pelo livro, tenho três que posso ceder para as que tenham Biblioteca em ÀREA NÃO INUNDÁVEL).

 


Higner Mansur Advogado, guardião da cultura cachoeirense e, atamente, vereador

Comentários